A Prefeitura de Jales já está trabalhando para intensificar as ações de preparação do Cemitério Municipal da Consolação e o Cemitério Nossa Senhora da Paz (cemitério novo) para o Dia de Finados, celebrado na segunda-feira, dia 2 de novembro. As secretarias municipais de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; Obras, Serviços Públicos e Habitação e de Administração são as responsáveis pelo trabalho.
De acordo com o chefe de setor responsável pelos cemitérios, Francisco Carlos Zanata, o França, serão realizados serviços de limpeza, poda de árvores, poda do gramado na área da Capela no Cemitério da Consolação, varrição, entre outros reparos. “Também será necessário fazer a substituição de torneiras e pequenos reparos em pias e locais que necessitam de benfeitorias para podermos receber o público no Dia de Finados”, contou.
O trabalho teve início na última semana com a varrição de ruas internas, aplicação de herbicida para eliminação de mato e retirada de entulhos. O próximo passo será a poda de árvores e roçagem. “Os cemitérios organizados e limpos surpreende os visitantes que passam pelo local para visitar os jazigos de amigos e entes queridos”, disse França.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Magalhães Rocha lembrou que o Dia de Finados representa grande movimento econômico no comércio, e muitas pessoas deixam para comprar no local, artigos como velas e flores, como acontece em diversas cidades da região.
Dengue
A profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, ressaltou que o Dia de Finados também merece atenção especial voltada ao combate à dengue. “Todos os anos promovemos atividades de prevenção nos cemitérios da cidade motivados pela grande aglomeração de pessoas no feriado de Finados”.
Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe Municipal de Combate às Endemias, vai colocar tambores com areia nas portas do Cemitério Municipal da Consolação e o Cemitério Nossa Senhora da Paz para que os visitantes depositem em vasos de flores e evite a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a doença. “Vamos colocar ainda nos tambores algumas ‘plaquinhas’ com orientações de como deve ser feito esse trabalho. Também é muito importante destacar a importância de não deixar objetos que acumulem água sobre os túmulos”.
O cemitério é um ambiente vulnerável a proliferação do Aedes Aegypti. “Ao visitar o túmulo de um ente querido, geralmente as pessoas acabam deixando uma flor em pratinho com água, ou até mesmo garrafas e latas, e estes recipientes podem se tornar criadouros do mosquito. Temos que orientar para prevenir”, ressaltou Vanessa.
A Secretaria de Saúde também vai instalar faixas nas portas dos dois cemitérios com orientações aos visitantes.