Terça-feira, Novembro 26, 2024

Prefeitura prepara cemitérios para o Dia de Finados

Date:

A Prefeitura de Jales já está trabalhando para intensificar as ações de preparação do Cemitério Municipal da Consolação e o Cemitério Nossa Senhora da Paz (cemitério novo) para o Dia de Finados, celebrado na segunda-feira, dia 2 de novembro. As secretarias municipais de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; Obras, Serviços Públicos e Habitação e de Administração são as responsáveis pelo trabalho.

De acordo com o chefe de setor responsável pelos cemitérios, Francisco Carlos Zanata, o França, serão realizados serviços de limpeza, poda de árvores, poda do gramado na área da Capela no Cemitério da Consolação, varrição, entre outros reparos. “Também será necessário fazer a substituição de torneiras e pequenos reparos em pias e locais que necessitam de benfeitorias para podermos receber o público no Dia de Finados”, contou.

O trabalho teve início na última semana com a varrição de ruas internas, aplicação de herbicida para eliminação de mato e retirada de entulhos. O próximo passo será a poda de árvores e roçagem. “Os cemitérios organizados e limpos surpreende os visitantes que passam pelo local para visitar os jazigos de amigos e entes queridos”, disse França.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Magalhães Rocha lembrou que o Dia de Finados representa grande movimento econômico no comércio, e muitas pessoas deixam para comprar no local, artigos como velas e flores, como acontece em diversas cidades da região.

Dengue 

 A profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, ressaltou que o Dia de Finados também merece atenção especial voltada ao combate à dengue. “Todos os anos promovemos atividades de prevenção nos cemitérios da cidade motivados pela grande aglomeração de pessoas no feriado de Finados”.

Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe Municipal de Combate às Endemias, vai colocar tambores com areia nas portas do Cemitério Municipal da Consolação e o Cemitério Nossa Senhora da Paz para que os visitantes depositem em vasos de flores e evite a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a doença. “Vamos colocar ainda nos tambores algumas ‘plaquinhas’ com orientações de como deve ser feito esse trabalho. Também é muito importante destacar a importância de não deixar objetos que acumulem água sobre os túmulos”.

O cemitério é um ambiente vulnerável a proliferação do Aedes Aegypti. “Ao visitar o túmulo de um ente querido, geralmente as pessoas acabam deixando uma flor em pratinho com água, ou até mesmo garrafas e latas, e estes recipientes podem se tornar criadouros do mosquito. Temos que orientar para prevenir”, ressaltou Vanessa.

A Secretaria de Saúde também vai instalar faixas nas portas dos dois cemitérios com orientações aos visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...