Na manhã de sexta-feira, 13 de novembro, o prefeito em exercício Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho, recebeu em seu gabinete, representantes da Elektro, oportunidade em que foram acertados os detalhes de uma ação conjunta entre a prefeitura e a empresa distribuidora de energia elétrica, objetivando a poda de árvores na cidade.
O prefeito Tiquinho e os representantes da empresa enfatizaram a importância da poda, considerando que o crescimento desordenado das árvores pode acarretar danos a rede elétrica, com interrupção no fornecimento de energia, fato que pode gerar transtornos e prejuízos aos consumidores residenciais e empresas.
“Uma parceria foi acordada, ficando acertado que a Elektro vai realizar a poda das árvores e a prefeitura recolherá os galhos, folhas e demais resíduos”, afirma Tiquinho.
O presidente da Câmara em exercício, vereador Junior Rodrigues, contou para a equipe de A Tribuna que acompanhou a reunião, para saber de fato, a quem pertence a responsabilidade sobre a poda de árvores. Segundo ele, a Prefeitura é responsável pelo serviço, assim como proprietários de imóveis e terrenos particulares que possuem árvores plantadas são os responsáveis pelas podas. “A Elektro se responsabilizou a realizar somente a poda de árvores que estão atingindo a rede primária e secundária de energia e que poderia causar danos, como a queda de energia, em pontos da cidade. Então a empresa se responsabilizará apenas pela poda que livra a linha de transição. A poda ornamental não será de responsabilidade da Elektro, então dependemos de uma resposta da Secretaria de Agricultura, para firmar uma nova parceria e realizar a poda remanescente”.
Junior disse ainda que todo o trabalho de poda e o recolhimento do material podado será acompanhado pela Câmara Municipal. “A Elektro está fazendo o trabalho que deveria ser feito pela Prefeitura, pois as árvores estão em áreas pertencentes ao município. Esperamos que possa ser firmada a parceria com a empresa de energia para que a poda estética seja feita, mas para isso é necessário o acompanhamento de uma equipe da Secretaria de Agricultura. Estou na torcida para que dê certo”.
Participaram da reunião os representantes da Elektro, Cláudio Roberto Libraiz, Supervisor de Distribuição; Amarildo Gandolphi, Gerente de Distribuição e Fábio Costa, Consultor Institucional, o presidente da Câmara Municipal em exercício Rivail Rodrigues Junior, o vereador Gilberto Alexandre de Moraes e o Secretário de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Abastecimento, Jorge Pêgolo.