Cinco anos depois de ser anunciada pela primeira vez, parece que a prometida EMEI (Creche) do JACB vai, finalmente, sair do papel. A Prefeitura de Jales publicou na quarta-feira, 20, a abertura da licitação que visa a contratação de uma empreiteira para construir o prédio da nova creche. Os recursos – quase R$ 1,8 milhão – para construção da EMEI, com 814m², virão do governo estadual, através do programa “Creche Escola”. Além dos recursos para a obra, o convênio prevê, também, a liberação de outros R$ 180 mil para aquisição de equipamentos e materiais permanentes.
A história da creche começou em 2011, quando a deputada Analice Fernandes(PSDB) teria encaminhado um pedido ao FDE para inclusão da obra no programa Creche Escola. Depois disso, a construção da creche envolveu até acusações do vereador Tiago Abra(PP) contra a ex-prefeita Nice Mistilides, que, segundo o parlamentar, estaria tentando atrapalhar a conquista da obra, atrasando o envio de documentos ao governo estadual. Até um abaixo-assinado foi organizado entre os moradores do JACB, quando a ex-prefeita anunciou a intenção de construir a creche em outro bairro, o “Pedro Nogueira”.
A creche motivou, ainda, uma disputa na Câmara Municipal, onde alguns vereadores atribuíam a conquista ao então secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. Apesar de criticada, e ex-prefeita Nice Mistilides participou de momentos importantes da conquista. Em março de 2013, Nice viajou a São Paulo, onde, acompanhada da deputada Analice Fernandes, visitou o gabinete de Rodrigo Garcia para assinar o termo de adesão ao programa Creche Escola. Em junho de 2014, Nice voltou a São Paulo, dessa vez para, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, assinar o convênio para construção da creche.
A nova EMEI – que irá atender até 150 crianças de zero a três anos – será erguida em um terreno localizado na esquina das ruas Mirassol e Vicente Papassídero, nas proximidades do Centro Comunitário do conjunto habitacional “José Antonio Caparroz Bogaz”.