Com o objetivo de pleitear recursos financeiros que garantam obras de infraestrutura e realizar importantes pedidos que proporcionem o desenvolvimento da cidade, o prefeito Pedro Callado viajou a Brasília no último dia 13. Acompanhado do deputado federal Marcio Alvino (PR), presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória Ferroviária, o chefe do Poder Executivo foi recebido pelo Ministro dos Transportes, senador Antonio Carlos Rodrigues e reiterou o pedido de transposição da ferrovia que corta o município no prolongamento da Rua 8.
Callado disse ao ministro que o projeto já foi aprovado pelo Denit, mas não foi iniciado. O prefeito ainda visitou o Ministério de Planejamento para discutir a doação de um terreno de aproximadamente 30.000 m² ao município. O local pertence à antiga Fepasa e atualmente está em poder da Superintendência do Patrimônio da União/SPU.
“O município já possui cessão de uso da área e as tratativas sobre o pedido estão adiantadas, inclusive com a presença em nossa cidade de uma representante da SPU, que veio verificar “in loco”, terreno pretendido pela prefeitura”, disse Pedro Callado.
O prefeito aproveitou a viagem e, na oportunidade visitou o Ministério das Cidades para solicitar a liberação de recursos para a recuperação do viaduto Antônio Amaro, localizado na Avenida Francisco Jalles, sobre a via férrea. Atualmente o tráfego no local está interrompido para veículos acima de seis toneladas.
Pedro Callado pede Hospital Regional e pavimentação de estradas
Na última semana os secretários municipais Carlos Roberto Cardoso da Silva (Desenvolvimento e Promoção Social) e Chico Melfi (Administração), representaram o prefeito Pedro Callado em uma reunião realizada pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, em São José do Rio Preto.
Audiência pública objetivou a elaboração dos projetos de lei do Plano Plurianual (PPA 2016-2019) e da Lei Orçamentária Anual (LOA 2016) e debateu com a comunidade regional as ações que estarão contidas nos processos de planejamento e de desenvolvimento a serem implementadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
Durante o encontro os secretários apresentaram e defenderam a inclusão de projetos de interesse para Jales, como a construção do Hospital Regional Estadual de Jales, importante para o atendimento à população de toda a região e de municípios pertencentes aos estados de MS, MG e GO, obra importante que vem sendo reivindicada desde 2009.
Também foi discutida a pavimentação asfáltica das estradas municipais Jal 350, ligando o perímetro urbano da cidade à Escola Técnica Estadual “Dr. José Luis Viana Coutinho”; Jal 414, ligando a rodovia Jarbas Moraes (SP-561) à Embrapa Uva e Vinho de Jales e a JAL 20, ligando os municípios de Jales e Vitória Brasil.