Terça-feira, Novembro 26, 2024

Prefeito explica polêmicas sobre data da vacinação e almoço com a vice-prefeita no fim de semana prolongado

Date:

O programa Antena Ligada veiculou uma entrevista na última segunda-feira, 5 de março, na qual o prefeito Luís Henrique Moreira esclareceu as polêmicas em torno do adiamento da vacinação contra a Covid-19 no município e do fato de ter ido almoçar no rancho da vice-prefeita na Sexta-feira Santa. As duas situações geraram críticas nas redes sociais e algumas pessoas usaram uma foto postada pelo prefeito para acusá-lo de ter desrespeitado a orientação para que a população não participasse de festas ou aglomerações, principalmente em chácaras e ranchos.

De acordo com o Luís Henrique, embora as vacinas já estivessem em Jales desde a quarta-feira anterior ao feriado, seria incoerente autorizar o deslocamento de aproximadamente 1,5 mil pessoas para se concentrarem nos locais de vacinação. Além do mais, apesar da data ter sido antecipada pelo Governo do Estado, a data original era aquela mesmo (segunda-feira, 5).

“Na semana passada (anterior ao fim de semana prolongado) eu gravei um vídeo falando sobre a antecipação da vacinação, mas com o lockdown e a definição da vacinação dos policiais para Fernandópolis, as coisas mudaram. Ainda assim, foi colocada em discussão a possiblidade de fazermos a vacinação no sábado. É uma decisão difícil. Ao mesmo tempo em que pediamos para as pessoas ficarem em casa, nós mesmos iríamos incentivar as pessoas a fazerem o contrário. É claro que a vacinação seria uma causa plenamente justificável. Porém, o público alvo são aproximadamente 1.100 pessoas. Somam-se a elas os acompanhantes e os funcionários que aplicariam a vacina. 

Luís disse que um dos motivos mais fortes para deixar a vacinação para a segunda-feira, foram os apelos dos servidores da Secretaria de Saúde, que estão sobrecarregados há meses. “O que realmente definiu foi o pedido de muitos funcionários, que vem trabalhando sem descanso sob o estresse da linha de frente, que não pararam durante o lockdown, já que mantiveram o atendimento normal nesses dias. Foram vários pedidos, para que eles pudessem descansar ao menos na sexta e no sábado, e nós acatamos esses pedidos desses funcionários”, relatou. 

USO DE IMAGEM

Quanto ao fato de ter ido ao rancho da vice-prefeita, Luís explicou que não houve festa, muito menos aglomeração e que ele passou pouco tempo no local. Ainda segundo ele, apesar de ser feriado, aquela sexta-feira foi recheada de afazeres.  

“Desde a campanha que os meus horários de permanência em casa mudaram muito. Eu saio de casa sempre antes das 6h30 e volto para casa depois das 20 horas. Almoço na Prefeitura quase todos os dias. Além das viagens e compromissos inerentes ao cargo. É lógico que a família sente. Os adultos vão se adaptando, mas eu tenho um filho de três anos de idade que quase não me vê mais durante a semana. Então eu tinha prometido a eles que ficaríamos juntos na sexta-feira, data muito especial para todos nós católicos e quando fazemos as nossas orações”, disse.

“Porém, por volta de 9 horas, recebi uma ligação da secretária Sandra Gigante (Agricultura e Meio Ambiente) informando que havia um incêndio no Aterro Sanitário e imediatamente fui para lá com a secretária e alguns funcionários da Secretaria. E lá fiquei até por volta de 11 horas, quando recebi um convite da vice-prefeita para almoçar junto dela e do seu esposo. Ou seja, são pessoas do meu convívio. Eu cheguei por volta de 12h e permaneci até por volta de 15 horas, no máximo, e vim embora”, prosseguiu.

O prefeito falou que se surpreendeu com a repercussão do caso e que ficou muito triste especialmente sobre o compartilhamento da imagem do seu filho para justificar as críticas. 

“Usaram uma foto de uma criança de três anos de idade. Fiquei muito triste mesmo. De verdade! Me deu um aperto no coração e me fez pensar onde está o coração e o sentimento das pessoas. Foi muito triste, foi lamentável. Critiquem a mim, ao Luís Henrique, mas não a minha família. Especialmente uma criança de três anos, que acabou sendo exposta. Não fui a nenhuma festa ou aglomeração”. 

O prefeito acabou fazendo uma crítica velada aos políticos que se promovem, registrando nas redes sociais digitais cada passo que dão. “Ao contrário de muitos que fotografam cada passo, eu trabalho. Estou presente nas unidades de saúde, na UPA e onde estiver acontecendo alguma coisa. Só que não fico fazendo propaganda. “Por exemplo, ainda na sexta-feira feriado, estive em contato com a secretária Sandra para averiguar a extensão do dano causado pelo incêndio e as medidas que poderíamos ser tomadas. Por volta de 19 horas, eu estava na UPA com o Brigitão (diretor administrativo do Consirj) recebendo os cilindros de oxigênio. Fiquei lá até por volta de 22 horas. Enfim, apesar do que tinha sido previsto, a sexta-feira acabou sendo um dia de muito trabalho até tarde da noite”. 

No fim da entrevista, o prefeito pediu perdão por eventuais erros e chamou para si a responsabilidade pela data da vacinação, eximindo os servidores da Saúde de qualquer culpa por eventual equívoco na decisão. “Tentando acertar, a gente pode ter errado, assumo os erros e principalmente no caso da vacinação. A responsabilidade é exclusivamente minha que dei o OK final. Por favor, poupem os servidores, respeitem ao máximo a equipe de saúde. Peço desculpa se cometi algum equívoco, se ofendi alguém e convido a todos para se unirem em oração porque a situação é muito grave, estamos perdendo muitos pacientes”. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...