Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Prata se reúne com Temer e anuncia que HC Fernandópolis não vai fechar

Date:

O diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, anunciou durante coletiva de imprensa realizada no Ircad de Barretos (maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva da América Latina), que o Instituto de Prevenção Giulia Marzola Faria, em Fernandópolis, mantido pela Fundação Pio XII, não vai fechar, como havia anunciado dias atrás e causado grande polêmica no setor de saúde. Prata tomou a decisão após se reunir em audiência com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião foi realizada na tarde da quarta-feira, dia 29 de junho e contou com a presença do deputado federal Baleia Rossi e do ex-prefeito de Barretos, Uebe Rezeck, ambos do PMDB. 

Na coletiva em Barretos, o diretor do HC disse que saiu otimista do encontro com o presidente e lembrou que a reunião aconteceu no dia de São Pedro, citando que a coincidência representa a vontade de Deus. “Levei a imagem de Jesus Misericordioso ao presidente Temer e pedi que ele tivesse misericórdia dos pobres que são atendidos nos hospitais de Jales e Fernandópolis. O presidente disse para não fecharmos os hospitais e não deixar de fazer nenhum atendimento, pois vamos ter uma resposta rápida do governo federal”, declarou.

“Eu quero esclarecer as medidas que me levaram a falar sobre o fechamento. Foi um pedido de socorro. Faz seis anos que a unidade de Jales existe e três a de Fernandópolis sem credenciamento. Eu estava tentando achar caminhos para continuar com o trabalho, mas em virtude da crise, da falta de recursos, estava se tornando insustentável continuar sem o credenciamento do SUS”, afirmou.

Prata contou que procurou o Ministério da Saúde para pedir ajuda, mas diante da crise econômica, foi informado de que há algumas pessoas dentro do ministério que são contra o investimento em tratamento de câncer. “Após a ida ao ministério, me encontrei com um empresário parceiro da instituição que me ofereceu ajuda e me colocou em contato com o deputado federal Baleia Rossi. Ele me prometeu que conseguiria uma reunião com o presidente Michel Temer. Eu achei que ia ser difícil conseguir isso. O presidente, com todos os problemas que tem, achei que não teria tempo para me receber. Fui para Porto Velho e recebi a ligação de um assessor do deputado dizendo que a audiência estava marcada para 29 de junho”.

O presidente Temer questionou Henrique Prata sobre os motivos que o levaram até o Planalto. “Eu expliquei que estava sem o credenciamento, que precisava disso para continuar o trabalho em Fernandópolis e Jales. O presidente pegou o telefone, ligou para o Ministro da Saúde, e disse que mandaria pelo Baleia Rossi um pedido de credenciamento de uma entidade junto ao SUS. Desligou e pediu para que eu contasse toda a história. Foi o milagre de São Pedro”, relatou.

De acordo com Henrique Prata, diante da nova situação, o Instituto de Prevenção de Fernandópolis não vai ser fechado e os pacientes vão continuar em atendimento normalmente. “Pelo menos, Jales sendo credenciado em um primeiro momento já nos ajuda. Nosso intuito não foi ameaçar o governo em nenhum momento. Só queríamos dividir com a sociedade uma angústia que vivemos há muito tempo e que precisávamos de ajuda”, afirmou.

Manifestação AVCC 

Após o anúncio feito pelo diretor do HC, Henrique Prata de que fecharia o Instituto de Prevenção Giulia Marzola Faria, em Fernandópolis e de que a unidade Jales corria risco, diversas manifestações foram realizadas nas duas cidades. Hoje (dia 3), a AVCC – Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Jales, realiza mais uma ação e convida a sociedade para participar do movimento que pede o credenciamento SUS das unidades jalesense e fernandopolense do Hospital de Câncer. 

Em Fernandópolis, o Instituto de Prevenção atende cerca de 2000 pacientes por mês, realizando exames preventivos de colo de útero, câncer de próstata e de mama. Em Jales, a unidade atende cerca de 1200 pacientes por dia e possui atendimento ambulatorial, oncologia clínica, radioterapia, diagnóstico por imagem, centros cirúrgicos, endoscopia, colonoscopia e exames laboratoriais, além de contar com internação e um centro de terapia intensiva.  

O manifesto está sendo organizado pela AVCC de Jales, em parceria com AVCC de Fernandópolis e Urânia, Voluntários do Bem de Palmeira D`Oeste, Capelania do HC de Jales e apoio da Prefeitura Municipal de Jales. A concentração acontecerá em frente ao Hospital de Câncer de Barretos Unidade III em Jales, a partir das 9 horas. Para mais informações, basta ligar no 3621-1507.

“De acordo com a presidente da AVCC Jales, Cidinha Iglésias, as manifestações feitas pela associação só vão cessar quando o credenciamento for oficial. “Temos diversas promessas, mas a Campanha Credencia Já só termina quando o credenciamento for oficial. Vamos registrar tudo em fotografias e vídeos, juntar com os abaixo-assinados de Jales – que se encerra hoje- e de Fernandópolis que já tem 12 mil assinaturas e enviar tudo ao Ministério da Saúde. Precisamos unir forças, vestir a camisa e continuar apoiando a causa”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS