Quarta-feira, Janeiro 29, 2025

População reclama de atraso na coleta do lixo. Empresa culpa problemas na frota

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Nas últimas duas semanas vários leitores entraram em contato com a redação do jornal A Tribuna para reclamar sobre a demora na coleta do lixo doméstico para perguntar se a Prefeitura tinha dado alguma justificativa para o atraso. As reclamações ocorreram ao longo de cerca de duas semanas e vieram de diferentes bairros da cidade nas regiões do Jardim Eldorado, Jardim do Bosque, Jardim América, JACB e Aeroporto.
No começo da tarde desta quinta-feira, 23, a reportagem percorreu algumas ruas do Jardim do Bosque e no começo da noite as ruas do Jardim Eldorado e Jardim São Jorge e comprovou que havia lixo depositado nas lixeiras das calçadas, aguardando ser recolhido, mas aparentemente nada muito duradouro ou em grande quantidade. Apenas o lixo colocado naquele mesmo dia. Na rua Guido Parminonde o caminhão coletor ainda não havia passado até as 19h30.
A situação confirma o relato de alguns leitores que afirmaram que a coleta não foi feita nos dias da semana passada e que não tinha sido feita novamente nesta quinta-feira, mas que a demora não chegou a mais de dois dias.
Um leitor destacou que um único dia de atraso ou falta de coleta já é suficiente para causar um enorme incômodo, acentuado pelo mal cheiro, moscas e, muitas vezes, pelo lixo espalhado pelos cães errantes.

PROVIDENCIANDO PROVIDÊNCIAS
A Prefeitura de Jales publicou uma Nota em suas redes sociais para explicar a situação e garantir que “as providências cabíveis e legais, já estão sendo providenciadas” (SIC).
Leia abaixo:
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, informa que detectou problemas técnicos na prestação do serviço de coleta de lixo no município.
Já identificou a origem do problema junto a empresa responsável pela coleta, e informa que todas as providências cabíveis e legais, já estão sendo providenciadas. A deficiência no serviço foi causada por problemas mecânicos que afetaram simultaneamente parte dos caminhões da frota da empresa responsável pela coleta seletiva.
Como também, informa que a coleta no município deve ser totalmente normalizada o mais breve possível.
A Prefeitura de Jales agradece a compreensão dos munícipes e reforça o compromisso com a regularidade dos serviços públicos.

OUTRO LADO
Ao jornalista Rafael Honorato, da Rádio Assunção, o diretor comercial da Conservita Engenharia Ambiental, que é concessionária do serviço, Marcio Rossi, explicou por telefone que de fato semana passada dois caminhões tiveram problemas mecânicos, mas logo foram consertados. E esta semana novamente os veículos apresentaram problemas, desta vez foram três caminhões, a totalidade da frota em atendimento da população de Jales. Ele falou ainda que tudo já foi arrumado e até esta sexta feira, dia 24, a coleta seria normalizada. Até o fechamento dessa edição a coleta ainda não estava normalizada.

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