Sábado, Abril 12, 2025

População é alertada sobre a abertura de loteamentos ou desmembramentos

Date:

Com o objetivo de oferecer informações à população de Jales e continuar dando publicidade ao assunto, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Comunicação Social e de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, vem reforçando o que é necessário para prevenir a implantação de novos parcelamentos ilegais ou irregulares do solo (loteamentos), danos à ordem urbanística e prejuízos aos compradores de lotes.


De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Douglas Zílio, é possível observar no site da Prefeitura (www.jales.sp.gov.br), em espaço de destaque, em redes sociais como o Facebook e Instagram (@prefeituradejales) e na mídia local, material informativo com sugestões para a população.


“Entre as sugestões, a Prefeitura informa que para a implementação de loteamentos existe necessidade de autorização/aprovação do projeto pelo Município, aprovação no GRAPROHAB e registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis”, informou o secretário de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Manoel Andreo de Aro.


Vale ressaltar ainda que a comercialização de lotes irregulares é definida como crime, previsto no artigo 50 da Lei nº 6.766/79, com pena que atinge 4 anos de reclusão.


Manoel alertou que “a compra de lotes irregulares pode ensejar a perda do investimento realizado pelo comprador na hipótese de impossibilidade de regularização do empreendimento. Então, é importante que antes de comprar um lote, o interessado procure a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis para obter informações sobre a regularidade do loteamento/parcelamento”.


Douglas Zílio disse que é importante informar para a população que é proibido o parcelamento do solo rural em área inferior a 3 hectares, ou 30.000 m², ou 1 e ¼ alqueire paulista (FMP- Fração Mínima de Parcelamento) para a edificação das denominadas chácaras de recreio ou similares. 
Qualquer dúvida, a Prefeitura está à disposição para esclarecer através do telefone da Ouvidoria 0800 772 0063 ou diretamente na Rua 5, nº 2266, no Centro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Jales fecha fevereiro com saldo positivo de 65 empregos formais, impulsionado por serviços e indústria

O mercado de trabalho de Jales apresentou recuperação em...

Prefeito confirma realização da Jales Rodeio Music

VAI TER FESTA! O prefeito de Jales, Luis Henrique...

Sindicato Rural e Sebrae-SP realizam Encontro de Produtores Rurais em Jales

A terceira edição do Encontro de Produtores Rurais de...