Domingo, Novembro 24, 2024

Pontos de ônibus estão sem manutenção em diversos pontos da cidade

Date:

Um morador do Jardim Paraíso procurou o jornal A Tribuna na manhã da quinta-feira, dia 2 de março, para denunciar a total situação de abandono em paradas de ônibus no bairro em que reside. Porém o problema é bem maior, já que a equipe de reportagem circulou pela cidade e constatou a situação de descaso e abandono em pontos de ônibus espalhados por diversos bairros da cidade.

A grande maioria está sem cobertura, com bancos danificados, sem iluminação e sem sinalização que possa informar trajetos ou horário das linhas disponíveis. A situação, segundo A.N. provoca uma série de transtornos para quem precisa utilizar o transporte público em Jales. “Em dias de chuva não há como se proteger e as vezes, está começando a escurecer quando utilizamos a linhas das 18h10 e não há iluminação. No Jacb existe pontos de ônibus cercado pelo mato alto e sem sequer uma estrutura que nos proteja”, disse o denunciante.

O vandalismo também está por toda parte, seja através de pichações ou depredações. A situação pode ser comprovada nas paradas da Rua Professor Rubião Meira, no Conjunto Habitacional Roque Viola (Linha Paraíso), Rua Nossa Senhora das Graças, no Conjunto Habitacional Dercílio de Carvalho (Linha Paraíso), Rua Mirassol, no Jacb e Rua Vitória Brasil, no Conjunto Habitacional Dr. Pedro Nogueira (Linha Jacb). A parada de ônibus da Avenida João Amadeu, na Catedral de Jales, em pleno centro da cidade, também apresenta problemas. “Acho que a melhor situação é a do ponto da Praça João Mariano de Freitas que é feito de alvenaria, com cobertura de laje e bancos de concreto, senão, com certeza, estaria deteriorado também”. 

Os ônibus da Viação Jauense, responsável pelo transporte público em Jales, circulam de segunda à sexta-feira nas linhas Ponto Central (Praça do Jacaré), Jacb, Paraíso, Vila Talma e Hospital de Câncer, das 6 às 18h10. Nos sábados, das 6 às 12h10 nas linhas Jacb, Paraíso e Vila Talma.

O secretário municipal de Administração, Francisco Melfi, disse à equipe de reportagem que a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana é responsável pela manutenção das paradas de ônibus. Por sua vez, o secretário de Planejamento, Niltinho Suetugo, revelou que a responsabilidade é da empresa que realiza o serviço de transporte público. “Está previsto em contrato a construção de dez novos abrigos em locais de paradas de ônibus. Sabemos que durante as administrações passadas foram reformados alguns pontos. Acabei de assumir a secretaria, mas já vou providenciar uma vistoria nos locais para saber a real situação desses locais e poder viabilizar os reparos junto à empresa. O que pedimos é a conscientização das pessoas, já que muitos pontos de ônibus estão nessa situação precária em função da ação de vândalos que destroem o patrimônio público”, disse o secretário.

Projeto de adoção de pontos de ônibus

Em 2012, a ex-vereadora Aracy Murari Cardoso, a Tatinha, chegou a criar um projeto, aprovado pelos vereadores, sobre a adoção de paradas de ônibus por empresas da cidade. Qualquer empresa estabelecida em Jales poderia recuperar ou construir abrigos para usuários do sistema de transporte urbano em troca da exibição de propaganda de suas marcas nesses mesmos abrigos. O projeto foi vetado pelo então prefeito Humberto Parini (PT).

As próprias empresas teriam que zelar pela recuperação, conservação e manutenção do local que for adotado ou construído. 

Para vetar o projeto, Parini se baseou numa das poucas prerrogativas que lhe permitem fazê-lo: a do vício de origem. Sem justificar quais seriam as despesas criadas para a Prefeitura. Tatinha retrucou dizendo que o projeto foi vetado porque ela era uma vereadora de oposição. “É claro que o projeto foi vetado porque eu sou de oposição. Além de não dar despesa nenhuma para a Prefeitura, o veto expõe ao ridículo quem emitiu esse parecer. Infelizmente, é perseguição a mim e essa perseguição prejudica a população, as pessoas que usam os ônibus”, disse à época a ex-vereadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...

Decoração natalina 2024 terá dois túneis iluminados e tapete de grama

Ainda está em fase de conclusão o Processo Licitatório...

Prefeitura informa que contrato com a empresa Jales Park se encerra em 2028

Respondendo ao Requerimento nº 139/2024, de autoria do vereador...