A 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, alinhada ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e ao “Programa de Redução de Acidentes de Trânsito e Segurança Viária para o decênio 2011-2020” (ONU), realizou entre a zero hora da quarta-feira, dia 14 de junho e às 23h59min do domingo, dia 18, a Operação “Operação Corpus Christi”. Foram fiscalizados os quase 1.600 km de rodovias que abrange toda a região de São José do Rio Preto, incluindo a base de Jales.
O Capitão PM Comandante Cláudio Ferreira da Silva disse que, na oportunidade, foram desenvolvidas várias operações voltadas a coibir a criminalidade, embriaguez, ultrapassagem em locais proibidos bem como atuação rigorosa na fiscalização de trânsito, retirando de circulação os veículos irregulares ou sem condições de segurança, com o objetivo de coibir condutas nocivas à segurança viária e, conseqüentemente, preservar vidas no trânsito.
O número de acidentes sem vítimas aumentou de 19, no ano passado, para 23 este ano. Já os acidentes com vítimas caíram dos 16 (em 2016) para 14, este ano. Em 2016 não foi registrada nenhuma morte no período, enquanto a operação deste ano registrou uma vítima fatal. O número total de acidentes subiu de 35 (2016) para 37 este ano.
O comandante lembrou que o acidente que resultou em uma vítima fatal, não teve relação direta com o aumento de tráfego em virtude do feriado.
A polícia ainda realizou 131 autuações por ultrapassagem em local proibido;305 autuações por não uso de cinto de segurança; 92 autuações de motociclistas; 81 motoristas dirigindo alcoolizados. Foram feitas um total de 908 autuações no período e 456 testes de bafômetro. Foram 1.123 veículos fiscalizados.