Reportagem da TV TEM Rio Preto, afiliada da Rede Globo na Região Noroeste, informa que a Delegacia da Polícia Federal de Jales está investigando a venda e o uso irregular de terrenos provenientes da reforma agrária da região. Pelo menos três pessoas já teriam sido ouvidas. A venda é proibida por lei.
No noroeste paulista, são 47 assentamentos sob responsabilidade do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em 19 municípios como Andradina, Araçatuba, Pereira Barreto, Castilho, Ilha Solteira, Mirandópolis, Guaraçaí e Muritinga do Sul. Nesses locais, há mais de 3.900 famílias assentadas.
A reportagem flagrou a venda em Ilha Solteira, onde uma área de 14 hectares, que foi destinada à reforma agrária, se transformou num grande depósito de sucata. O dono é um mecânico que trabalha na cidade e usa o local apenas e para guardar carros.
Outro terreno destinado a uma família de “sem terra” virou depósito de entulho explorado comercialmente pelo dono que cobra para que as pessoas despejem o material no terreno.
Através de nota, a superintendência do Incra informou à TV que tem conhecimento de 25 casos de irregularidades no assentamento ‘Estrela da Ilha’. Destes, 14 são relacionados à venda irregular de lotes e os outros são casos de abandono de ocupação irregular.