Na última terça-feira, dia 29 de abril, o delegado seccional de Jales, Mauro Luiz Truzzi Otero, deu sinais de que a lenta reforma do prédio da Delegacia Secional de Polícia de Jales (na esquina das ruas Cinco e Quatro), pode estar caminhando para a sua fase final. Ao lado da vereadora Eliane Miranda, o delegado disse que acaba de renovar o contrato de aluguel do atual prédio, na Avenida Paulo Marcondes, por mais cinco anos, mas que a delegacia administrativa não vai ficar lá por todo esse tempo. Na verdade,a renovação é para garantir que a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) possa ocupar o imóvel depois que a Seccional voltar ao seu endereço original. Não há data para que isso ocorra.
Iniciada em novembro de 2022, a reformada duraria apenas dez meses (300 dias), mas chegou a ficar parada durante algum tempo, suscitando reclamações de vizinhos.
Para permitir a reforma, a administração secional da Polícia Civil passou a funcionar em um endereço provisório, na Avenida Paulo Marcondes,1175, no Jardim Monterey. O prédio abrigava o antigo Hospital da Boca e fica próximo à rotatória da Vila União, e passou por uma série de adaptações de acesso e segurança, além de comunicações telefônicas e internet. É para lá que a DDM deve ser transferida.
Otero explicou que a mudança vai proporcionar melhor atendimento as mulheres vítima de violência. “Será algo extremamente positivo no sentido de acolhimento, maior conforto e melhor atendimento para a população feminina que precisa do cuidado da Polícia Civil”.
Quando a reforma foi anunciada, o então delegado Seccional, Charles Wistom de Oliveira explicou as reformas que deveriam estar sendo feitas no prédio antigo.
“Neste intervalo de dez meses estaremos provendo o local tradicional de acessibilidade, colocando um elevador atendendo a todos os regramentos dentro daquilo que o TCE, o Copro de Bombeiros e a Fazenda nos recomenda para melhor atender as pessoas dentro do ambiente da Delegacia Seccional. E para isso, faremos uma atualização e modernização do ambiente, substituindo tetos, janelas, portas, pisos, repintura, adequações no almoxarifado entre outros”.
Na mesma data foram iniciadas outras quatro reformas na área da Seccional de Jales. As delegacias de Paranapuã, Três Fronteiras e Santa Albertina, cujas obras estavam previsas para demorar 180 dias. Não se sabe se o prazo foi cumprido.
Charles de Oliveira revelou que também havia um projeto de mudança da Central de Polícia Judiciária para o prédio da Seccional, mas o alto custo dificultava a transferência. “Levar a Central de Polícia Judiciária para o mesmo local da Delegacia Seccional é um projeto que está pronto, mas ainda não tem prazo para ser executado, tendo em vista, principalmente os altos custos”, disse na ocasião.
Polícia Civil renova aluguel de prédio provisório por mais cinco anos
Date: