A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Jales ocorrida no domingo, durante a sessão solene de posse dos eleitos em outubro, não teve nenhuma surpresa. Como o jornal A Tribuna já tinha antecipado em sua edição do dia 25 de dezembro, o novato Vagner Selis (PRB), o Pintinho, foi escolhido para ocupar a presidência do Legislativo no biênio 2017/18. Além de Pintinho, foram escolhidos também os ocupantes dos demais três cargos da Mesa, que será composta pelos vereadores Bismark Kuwakino (PSDB), na vice-presidência, Adalberto Francisco de Oliveira Filho (PMDB), o Chico do Cartório, como 1° secretário, e Fábio Kazuto (PSB) como 2° secretário.
Como informou o jornal, a escolha dos quatro componentes da Mesa foi definida em reunião realizada no dia 21 de dezembro, à qual faltaram apenas os vereadores João Zanetoni (PSB) e Tiago Abra (PP). A única novidade na votação de domingo ficou por conta da unanimidade: todos os vereadores – incluindo Nivaldo Batista de Oliveira (PSD), o Tiquinho – votaram em Pintinho, Bismark, Chico e Kazuto. Presidente da Câmara até 31 de dezembro passado, Tiquinho chegou a cobrar um suposto acordo para que ele continuasse na presidência nos próximos dois anos, mas acabou aderindo à chapa que tinha Pintinho como presidente. Outro vereador que chegou a tentar brigar por um cargo na Mesa – Luiz Henrique Viotto (PP), o Macetão – também recuou e votou nos quatro novatos.
Candidato mais votado nas eleições de 02 de outubro, com 1.198 votos, Pintinho pretende – como presidente – dar expediente integral na Câmara. Para tanto, ele está deixando o comércio temporariamente depois de 27 anos como dono de imobiliária e prestador de serviços como correspondente bancário da Caixa Econômica Federal. Como presidente, Pintinho diz que pretende manter o regime de contenção de gastos implantado na Câmara, nos últimos anos, e economizar o suficiente para que a Prefeitura possa – com as sobras de recursos devolvidos pelo Legislativo – comprar um ônibus para o setor de Saúde.
“A intenção, não apenas minha, mas de todos os vereadores, é gastar pouco e possibilitar que o Executivo compre um ônibus para a Saúde, pois nós sabemos que os veículos que levam pacientes para Rio Preto e Barretos já estão sucateados”, explicou Pintinho. No discurso de posse, o novo presidente citou pensamentos de Maquiavel, Aristóteles e Nelson Mandela e finalizou dizendo que, “sob a inspiração dos princípios desses três líderes, reafirmo meu comprometimento com o progresso do município e com o povo, por meio da transparência e honestidade”.
Na região, PSDB foi o partido que fez mais presidentes de câmaras
A exemplo de Jales, onde os sete vereadores novatos se uniram para eleger a Mesa Diretora da Câmara, também em Pontalinda os cinco novatos – que são maioria contra quatro reeleitos – decidiram a escolha do vereador Maike Duarte Sperandio (PRB), um aliado do prefeito Elvis Carlos de Souza (PTB), como presidente do Legislativo. Em Mesópolis, a Mesa Diretora mais parece um ninho de tucanos: todos os quatro integrantes da diretoria da Câmara – incluindo o presidente Lauvir de Souza Santos – são filiados ao PSDB, o mesmo partido do prefeito Leandro Aparecido Polarini.
O PSDB, por sinal, foi o partido que conseguiu eleger o maior número de presidentes de câmaras, entre os dez municípios da Zona Eleitoral de Jales. Além de Mesópolis, os tucanos elegeram presidentes em Paranapuã e Vitória Brasil. O PRB elegeu dois presidentes: Pintinho em Jales e Maike Duarte em Pontalinda. O PP também fez dois presidentes de casas legislativas: Renan Medeiros, o Tiosa, em Aspásia, e Noel Alves de Almeida, em Dirce Reis. O PMDB elegeu João Messias dos Santos para a presidência da Câmara de Santa Albertina, o PSD fez Rosana Cristina Cocharro Preto em Santa Salete e o PTB conseguiu colocar o Tomaz do Raio X na presidência da Câmara de Urânia.
Aspásia:
Presidente: Renan Medeiros Venceslau(PP), o Tiosa
Vice-pres.: Celso Lopes Siqueira(DEM), Celsinho
Secretário: Joacir Gomes Pigari(PSB), Juá
Dirce Reis:
Presidente: Noel Alves de Almeida(PP)
Vice-pres.: Juarez Alcebíades da Silva(PP)
Secretário: José Guilherme Souza Lima(PP)
Mesópolis:
Presidente: Lauvir de Souza Santos(PSDB)
Vice-pres.: Elton Aparecido Silva Milani(PSDB), Eltinho
Secretário: Luiz Carlos dos Santos Pereira(PSDB), Luisinho
Paranapuã:
Presidente: Hélio Yukio Shimazu(PSDB)
Vice-pres.: Valdeci Pinheiro de Azevedo(PMDB), Esquisito
Secretário: Lorivaldo Silvestre Oliveira(PRB), Minu
Pontalinda:
Presidente: Maike Duarte Sperandio(PRB)
Vice-pres.: Juscelino Paulo de Souza(PP)
Secretário: Fernando Donizeth França(PSD)
Santa Albertina:
Presidente: João Messias dos Santos(PMDB), o Messias
Vice-pres.: Edílson Isaías Machado(PMDB), Gatim
Secretário: Evandro Paulino Pereira(PMDB)
Santa Salete:
Presidente: Rosana Cristina Cocharro Preto(PSD)
Vice-pres.: Marcelo Rocha Buso(PSD)
Secretário: Sebastião Miguel Neto(PSB)
Urânia:
Presidente: Tomaz Coronado Sanches(PTB), Tomaz do Raio X
Vice-pres.: José Amauri Pinheiro da Silva(DEM), Amauri
Secretário: Clóvis Magron Fonte(DEM)
Vitória Brasil:
Presidente: Joaquim Silva Moura(PSDB)
Vice-pres.: Laurindo Justino Custódio(PSDB), Lambari
Secretária: Angélica Helena C. Caberlin(DEM).