A China Central Television, CCTV, maior rede de televisão da República da China, destacou o Projeto apresentado pelo deputado federal Fausto Pinato (PP), no Brasil, que cria o Dia Nacional da Imigração Chinesa. O projeto insere a história da chegada das primeiras comitivas chinesas ao País e torna o Dia 15 de agosto uma data especial para os chineses que vivem no Brasil. O Projeto é inédito e tramita em regime conclusivo na Câmara dos Deputados.
O deputado integra missão oficial ao país asiático onde participa, na cidade de Xiamen, da 9ª Cúpula do BRICS, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“Esse reconhecimento é importante, não só para celebrar a amizade entre os dois Países, mas para substancialmente homenagear a contribuição dos chineses ao Brasil ao longo de mais de dois séculos. É justo que a memória e a história da imigração chinesa seja reconhecida nacionalmente”, exaltou Pinato.
Governo chinês elogia Projeto
Em recente sessão solene liderada por Pinato na Câmara, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, elogiou a iniciativa do deputado. Ele lembrou dos primeiros imigrantes chineses no País e exaltou o Projeto que torna a história da imigração uma data de celebração nacional. “Há 200 anos, os primeiros agricultores de chá ultrapassaram montanhas e rios para chegar ao Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, já existem mais de 300 mil imigrantes”, rememorou.
História da imigração
De acordo com o projeto de lei, a data marca a chegada oficial de chineses a São Paulo, em 15 de agosto de 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para, mais tarde, chegar à capital paulista em busca de empregos e oportunidades. A imigração para o Brasil foi retomada nos anos 1950, quando chineses fugiram da chamada “Revolução Comunista de 1949”. Vivem atualmente no Brasil cerca de 300 mil chineses.
Danilo Neres