Uma noite marcada por emoção e fé. Assim foi o domingo, dia 20 de agosto, quando a PIB – Primeira Igreja Batista de Jales, realizou o Culto do Jubileu, para fechar com chave de ouro as comemorações dos 50 anos da igreja. O Culto também marcou o início das festividades dos 40 anos de ordenação ministerial do Pastor Elias Fernandes de Matos, que será celebrado no próximo ano.
Na oportunidade, o Pastor Elias realizou o lançamento do livro de sua autoria “21 dias de mudança na presença do Trono”. O Pastor Edino Melo, convidado especial, ministrou para a igreja completamente lotada.
O pastor Reginaldo Viotta, mestre de cerimônia, falou sobre a história da Pib Jales, fundada em 29 de junho de 1966 com o nome de Igreja Batista de Jales. Antes de ser oficialmente fundada pelo missionário americano, Pastor John Oase, conforme lavrado na Ata nº 001, a igreja já existia e era liderada pelo missionário americano Donald Goldsmith e sua esposa Helena.
Consta na Ata nº 199, de 23 de setembro de 1978 que “foi eleito por unanimidade, com 61 votos, o irmão Elias Fernandes de Matos a ser o pastor da Igreja, na mesma data se aprovou o convite para a Ordem dos Pastores, para que estivesse presente em 27 de outubro em Santa Fé do Sul para o exame”. A Ordenação e Posse de Elias Fernandes de Matos foi proposta e apoiada no dia 22 de outubro de 1978, e marcada para o dia 18 de novembro do mesmo ano.
Atualmente a PIB Jales conta com 1.600 membros ativos, 130 células, congregações em Aspásia, Dolcinópolis, Paranapuã e Três Lagoas. Possui excelente infraestrutura em área valorizada e bem localizada em Jales e está construindo, no mesmo terreno em que funciona atualmente, um templo que será capaz de abrigar aproximadamente 4.500 fiéis.
O Corpo Ministerial é formado pelo Pr. Elias Fernandes de Matos (Presidente) e sua esposa Pra. Amélia do Nascimento Matos, Pr. Elias Jacinto da Silva, Pr. Reginaldo Anderson Viota Barretos, Pr. Manoel Gomes, Pra. Clarice Gertrudes Gomes, Pra. Luciene Aparecida Buzo Ramos, Pr. Antonio Carlos Ramos, Pra. Adriana Evaristo, Pr. Dirceu Silva, Pra. Marcia Carvalho, Jean Carlo e Ednardo Lopes, o Bê.
Pastor Elias
Uma coleção de livros seria pouco para conter tudo que esse homem fez e representou na vida de tantas pessoas. Já no dia de seu nascimento, um fato marcou sua história: seu pai faleceu nesta data, não havendo a oportunidade de se conhecerem. Nascido em família Batista, cresceu nos corredores de igrejas, fazendo muita arte.
Elias Fernandes de Matos, com 68 anos, casado com a pastora Amélia do Nascimento de Matos, pai de Eber, Elen e Elmara, e, avô de Eduardo e Elisa, trabalha em Jales desde 1978, tendo acumulado, por interinidade, Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Pereira Barreto. É pastor presidente da Primeira Igreja Batista em Jales desde sua consagração e ordenação ministerial, em 18 de novembro de 1978, cargo que ocupa ininterruptamente. Com curso médio em Teologia pelo Seminário Batista em Bauru, bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia do Brasil, em São Paulo e pedagogo, pela Unijales. Pós-graduado em Didática do Ensino Superior, também pela Unijales e especialização em Filosofia, Psicologia e Sociologia, pela Faculdade de Teologia do Brasil.
Durante esses 40 anos como Pastor, Elias tornou-se alvo de orações e comentários tecidos sobre seu amor por Jesus. O carisma próprio de sua natureza encanta a todos que estão à sua volta. É considerado um homem de visão, e visão plena. “Enxerga longe. Está atento a tudo. Sabe de tudo que acontece. Luta sem olhar obstáculos. E por mais que tentem, seus sonhos não se acabam, não desfalecem, encontram mais forças. Sua fé e exemplo levaram a igreja a ter filhos e filhas. Grandes homens e mulheres de Deus que se formaram através da Primeira Igreja Batista em Jales. Pastores que assumiram igrejas por este estado e adjacências. Missionários e missionárias. E se a igreja é assim, é porque um homem acreditou em tudo isso. Lutou, batalhou e como investiram em sua vida, investiu na vida de outros. Tudo que foi semeado na sua vida, semeou em outras vidas. Com amor, dedicação e afinco na obra que lhe foi entregue, têm dedicado toda sua vida por outras vidas”, resumiu o Pastor Reginaldo Viotta.