Sábado, Abril 12, 2025

PF de Jales cumpre mandados de busca e apreensão contra cigarros eletrônicos em Santa Fé e Rio Preto

Date:

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (14), dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto/SP na segunda operação do ano de combate ao comércio ilegal de cigarros eletrônicos e suas derivações na região de Jales.


Os responsáveis pelo comércio ilegal de cigarros eletrônicos, suas derivações, essências e acessórios poderão responder pelo crime de contrabando (artigo 334 do Código Penal) que tem pena máxima de até quatro anos de reclusão. Todo o material apreendido será encaminhado até a sede da PF em Jales, responsável pelas investigações em curso.


A fabricação destes dispositivos e acessórios é proibida e não é controlada pelas autoridades de saúde no Brasil. Eles podem ser falsificados e/ou produzidos clandestinamente sem a observação de nenhuma norma sanitária, bem como nenhum controle sobre os ingredientes utilizados, oferecendo grande risco à saúde dos consumidores.


Os jovens são as principais vítimas deste tipo de crime, pois são atraídos pelas essências e facilidade de uso do dispositivo. A importação, propaganda e a comercialização destes produtos, incluindo anúncios pela Internet também são proibidos.


PRIMEIRA OPERAÇÃO
Em fevereiro, a PF deflagrou a OPERAÇÃO HIT, com o objetivo combater o comércio ilegal desse tipo de dispositivos eletrônicos, conhecido popularmente como cigarros eletrônicos, VAPs, PODs e suas derivações.
As equipes da PF cumpriram seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Jales em tabacarias nas cidades de Jales, Santa Fé do Sul, Urânia e Fernandópolis.


Os policiais federais apreenderam não só os dispositivos eletrônicos utilizados para o fumo (cigarros eletrônicos) bem como suas derivações, além dos líquidos utilizados nestes dispositivos, tais como essências e juices, sendo estes últimos tanto de origem nacional, quanto estrangeira.


A investigação constatou que alguns estabelecimentos na região estavam descumprindo a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos e acessório, conforme normativo expedido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 06/07/2022. Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) são aparelhos que funcionam com uma bateria e têm diferentes formas e mecanismos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Polícia Militar de Jales prende autor de violência doméstica com duas armas de fogo

A Polícia Militar foi acionada pelo Conselho Tutelar, para...

Polícia desmantela rede de prostituição e liberta jovens na região

A Polícia Civil de Auriflama deflagrou uma operação que...

Dupla é presa em flagrante por aplicar golpe do cartão dentro de agência bancária

Na manhã de sábado, 15 de março, policiais civis...

PRF encerra Operação Carnaval 2025 com redução no número de mortes nas rodovias federais paulistas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta quarta-feira (5),...