Terça-feira, Novembro 26, 2024

Pesquisa vai definir quem será o candidato a vice de Callado

Date:

O prefeito Pedro Callado reuniu-se, na terça-feira, 21, com um grupo de representantes de vários partidos, com a finalidade de alinhavar um acordo para as eleições de outubro. Segundo pessoas próximas ao prefeito, o encontro teria reunido pelo menos 12 partidos políticos locais, incluindo, além do PSDB, siglas como PT, PV, PDT, PRB, PP, PSD, PR e Solidariedade. O jornal apurou, no entanto, que o representante do PDT, Claudir Aranda, não participou pessoalmente do encontro. 

Outro que não compareceu à reunião foi o presidente do PP local, Luiz Henrique Moreira. A ausência de Luiz Henrique teria incomodado o prefeito Callado, uma vez que o PP, já é notório, está dividido em dois grupos. Um deles, comandado pelo vereador Tiago Abra e o chefe de gabinete Ivan Bertucci, está fechado com Callado, mas o outro grupo, liderado por Luiz Henrique, estaria mais propenso a apoiar a candidatura de Flávio Prandi(DEM).

Antes de reunir com os partidos que, supostamente, o apoiam, Callado teve um encontro com o presidente do PMDB local, José Devanir Rodrigues, o Garça. Segundo fontes, Garça foi dizer a Callado que topava abrir mão de sua candidatura a vice de Flá, a fim de facilitar um acordo entre o prefeito e o pré-candidato do DEM. A proposta para que Garça abrisse mão de sua candidatura teria partido do próprio Callado, em reunião anterior, realizada no escritório do tucano José Pedro Venturini. Na ocasião, Callado teria dito que, se Garça ficasse de fora, ele (Callado) também abriria mão da candidatura a prefeito e indicaria um outro tucano para ser vice de Flá. Os nomes do próprio Venturini e do médico Paulo Mariani, ambos filiados ao PSDB chegaram a ser citados.

Fontes do jornal garantem, no entanto, que logo depois de se reunir com Garça, Callado teria levado a proposta ao seu grupo, mas avisou aos demais partidos, de antemão, que a proposta teria sido feita pelo PMDB e já havia sido descartada por ele. Os demais partidos também teriam rejeitado a proposta, segundo a fonte. No encontro com os outros partidos, Callado deixou claro que é candidato à reeleição. Tanto é que o prefeito – e os demais partidos – teriam concordado em fazer uma pesquisa para escolher o candidato a vice. A contratação da pesquisa ficou sob a responsabilidade do chefe de gabinete Ivan Bertucci e deverá incluir – entre os possíveis candidatos – os nomes de Tiquinho(PSD), Tiago Abra(PP) e os verdes Clóvis Viola e Rivelino Rodrigues.

A ideia não agradou ao presidente da Câmara, Tiquinho, que já contava com sua indicação para vice. Interlocutores do vereador disseram que ele saiu bastante contrariado da reunião. Ele desconfia que a pesquisa poderá beneficiar Tiago Abra, o principal defensor da ideia. “Se isso acontecer, eu estou fora”, disse o vereador. “Eu não estou sozinho. O nosso grupo tem seis partidos que estão bastante unidos e, se essa pesquisa favorecer o Tiago Abra como vice do doutor Pedro, nós vamos lançar um candidato do grupo a prefeito. Ou então podemos apoiar outra candidatura”.

Tiquinho, aparentemente, não estava blefando. O representante de outro partido presente à reunião, que integra o grupo do vereador, disse que Tiquinho ficou realmente contrariado com o resultado da reunião. “O Tiquinho não é bobo. Ele deve ter percebido que essa história de pesquisa foi uma jogada ensaiada entre o Tiago Abra e o prefeito”, disse. O jornal apurou que, na quinta-feira, 23, Tiquinho já tinha se reunido com pessoas ligadas ao pré-candidato Flá. Além dele, pelo menos três dos partidos que participaram da reunião com Callado, também mantiveram contatos com o candidato do DEM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...