A Faculdade de Tecnologia “Prof. José Camargo” – Fatec Jales realizou em dezembro mais uma pesquisa econômica relativa ao projeto que tem como objetivo apresentar a opinião dos consumidores do comércio local sobre as mudanças no comportamento de compras diante dos impactos resultantes da crise política e econômica vivida pelo país nos últimos anos. O trabalho foi coordenado pelos professores especialistas Marinalva da Silva Talpo Boldrin e Hélio Augusto Maschio, com apoio da direção, coordenação de cursos, alunos e do professor Jefferson A. Ribeiro Passerini.
Os envolvidos realizaram uma análise comparativa das respostas dos entrevistados durante os quatro trimestres de 2017 e os dados coletados mostram que o comportamento dos consumidores sofreu mudanças importantes.
O trabalho apontou que durante os trimestres de realização da pesquisa que os consumidores passaram a valorizar os itens preço e promoção no momento da compra. O item qualidade, que liderava a preferência até o final do primeiro semestre, ficou em segundo plano, passando a ser prioridade no último semestre, o preço. Os itens facilidade de pagamento, custo/benefício, desejo ou prazer de comprar e apelo ambiental pouco foram citados pelos consumidores. “Tais informações podem demonstrar que os consumidores estão moldando e migrando suas opções de compras talvez para produtos substitutos, tendo como principal item de escolha o preço”, ressaltou a professora Marinalva Boldrin.
Os entrevistados consideram que o cenário político e econômico apresentou pioras em 2017. Isso ficou evidente na pesquisa realizada em dezembro, na qual as respostas entre “piorou” e “piorou muito” alcançaram um total de 83%, ressaltando que esses quesitos ficaram à frente durante todas as pesquisas realizadas (Mar/Jun/Set/Dez/2017).
“Ainda segundo a pesquisa, embora 2017 tenha sido um ano turbulento e cheio de imensos desafios em relação ao cenário político e econômico, os consumidores indicaram na última pesquisa, que suas perspectivas são positivas em relação ao próximo ano, o que representa um resultado inédito, pois em nenhuma pesquisa anterior o consumidor acreditava em melhoras. Isso mostra que o consumidor apresenta reação e superação, mesmo com tantas intempéries, demonstrando otimismo diante das perspectivas políticas e econômicas para 2018”.
Outro dado importante apontado na pesquisa foi a identificação do município de residência dos consumidores abordados: 57% deles são moradores de Jales e 43% dos municípios vizinhos. Também se destacaram os pontos fortes identificados no comércio jalesense: o atendimento, a variedade de produtos e preços. Já em relação aos pontos fracos, foram elencados o trânsito e a falta de estacionamento, a qual foi apontada em pesquisas anteriores.