A Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo – Fatec Jales, por meio do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo – CRIE, executou uma importante pesquisa de opinião junto ao público da Expo Jales, realizada de 19 a 23 de abril, em comemoração ao aniversário do município, com entrada franca, e também com os empresários do comércio central sobre os efeitos econômicos proporcionados pela festa.
A pesquisa solicitada pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura teve como objetivo identificar o grau de satisfação do público presente no evento quanto aos principais aspectos: shows, rodeios, parque de diversões, banheiros, segurança, meios de divulgação, a participação da Prefeitura Municipal para que a festa fosse realizada de portões abertos e também a visão dos comerciantes entrevistados e os impactos gerados pela Expo Jales 2023.
Os questionários foram aplicados por estudantes da Fatec Jales e o projeto foi monitorado e coordenado pelos professores Marinalva da S. Talpo Boldrin, drª Adriana de Souza Colombo, dr. Edy Carlos Santos de Lima, dr. Leandro Arthur Pinto, mestre Emerson Aparecido Mouco Júnior e pelo coordenador do curso de Gestão Empresarial mestre Vitor Paulo Boldrin.
Os resultados foram divididos em dois relatórios, entregues pela equipe da Fatec Jales ao prefeito Luís Henrique Moreira, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlinhos Altimari e ao diretor de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Pontel, na noite da quinta-feira, dia 18, durante a 1ª Semana do Emprego e Empreendedorismo, realizada no Teatro Municipal.
Ao todo, foram coletadas 384 respostas válidas, sendo 297 apuradas durante a Expo Jales e 90 respostas no pós-festa, nos dias 25, 26 e 27 de abril. Com base nos dados coletados, a maioria do público ficou satisfeito com a grade de shows da Expo Jales sendo que quase 20% ficaram totalmente satisfeitos e mais de 56% ficaram satisfeitos. A grande maioria, 90,10%, também classificou o evento como ótimo ou bom, enquanto apenas 9,60% avaliaram como regular, ruim ou péssimo.
O relatório também mostrou a preferência do público em relação aos atrativos oferecidos pela festa. A maior parcela dos entrevistados (40,89%) indicou os shows como principal atração e o rodeio apareceu em seguida na preferência dos entrevistados. Ainda de acordo com o relatório, pessoas de mais de 30 municípios prestigiaram a festa.
Um outro gráfico mostrou a opinião dos entrevistados quanto à participação da Prefeitura Municipal na realização do evento para que fosse de portões abertos. 92,67% dos entrevistados concordaram ou concordaram totalmente com a participação, enquanto apenas 1,82% discordaram ou discordaram totalmente.
A pesquisa também avaliou o grau de satisfação dos empresários em relação aos impactos gerados com a realização do evento como dias de festa, fluxo das vendas, participação do setor público no apoio ao evento, entre outros itens.
Na visão dos comerciantes, a festa proporcionou diversos resultados como entretenimento para a população, seguido de visibilidade regional da cidade e melhora nas vendas do comércio. 36,91% das empresas entrevistadas de alguns segmentos afirmaram que houve aumento nas vendas do comércio.
Na opinião dos empresários, quanto à manutenção da participação da Prefeitura na realização dos próximos eventos, a maioria respondeu que sim (66,44%), outros 27,52% consideram que o evento deverá ser realizado de maneira mista, ou seja, alguns dias pagos e outros gratuitos, e apenas 6,04% consideram que nas próximas edições da Expo Jales não deve existir o apoio do poder público.
“Apesar das dificuldades enfrentadas pelas empresas, não só em Jales, mas em todo o país, envolvendo todos os setores, pode-se afirmar que a realização da Expo Jales trouxe resultados positivos para o comércio local. Conforme pode ser observado por meio do gráfico, número considerável de empresários entrevistados afirmou que houve um aumento nas vendas”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlinhos Altimari.
O prefeito Luís Henrique analisou os relatórios como “uma ferramenta importante de avaliação para o poder público por proporcionar informações relevantes sob a percepção dos empresários quanto à festa e também o grau de satisfação dos visitantes e a participação da Prefeitura Municipal para que a festa fosse realizada de portões abertos. Com base nos resultados e análises apresentadas, a festa de portões abertos foi bem sucedida e bem recebida pelo grande público que prestigiou a festa. Meu agradecimento especial à Fatec Jales, aos alunos, professores, coordenadores, à direção, enfim, a toda a equipe envolvida neste importante projeto que captou informações precisas e que vão nortear a nossa tomada de decisões nos próximos eventos, principalmente os que são tradição em nossa cidade, que oferecem entretenimento para a população, visibilidade regional, já que somos centro de região, e incentivo para a economia local e regional”. De acordo com o diretor da instituição, professor dr. Evanivaldo Castro Silva Junior, “o projeto proporcionou ganho a todos os envolvidos. São beneficiados os alunos, por meio da oportunidade de aprendizagem no desenvolvimento do projeto, os organizadores e o poder público municipal, pelo fato de o estudo proporcionar informações relevantes sob a percepção dos empresários quanto à festa, o que possibilita a busca de melhorias nas próximas edições”.