Terça-feira, Novembro 26, 2024

Pérola apresentou apenas quatro projetos de lei em sete anos

Date:

Além de ser o vereador que mais viajou em 2015, Pérola Maria Fonseca Cardoso, também tem outro recorde registrado. Em seus sete anos de mandato completados no final de 2015, a petista foi a que menos projetos de lei apresentou no período: foram apenas quatro. Em média, um a cada 21 meses. O equivalente a um projeto de lei a cada 63 sessões ordinárias, se não houvesse recesso de fim de ano.

No mesmo período, Pérola apresentou oito Projetos de Resolução, seis Projetos de Emenda à Lei Orgânica e cinco de Decreto Legislativo. Os números estão disponíveis no site da Câmara de Jales (www.jales.sp.leg.br).

Consta no site que a vereadora petista é autora de exíguas 71 Indicações e 280 requerimentos durante os mesmos sete anos. A produção, porém, vem subindo com o tempo. Em 2009, seu primeiro ano de mandato, Pérola apresentou diminutas 21 propostas. No ano seguinte, foram 25, em 2011 foram 22 e em 2012 foram 25. 

Já em 2013, ano de cassação da prefeita Nice Mistilides e no qual a vereadora era presidente da Casa de Leis, a produção saltou para 382 por conta dos 284 ofícios que ela enviou em razão do cargo. 

Balanço publicado pelo jornal A Tribuna em sua edição passada (17/01/2016) mostra que Pérola foi, junto ao correligionário Luis Fernando Rosalino, os vereadores que mais viajaram em 2015. Foram 7 viagens cada um, que consumiram 30% dos gastos da câmara com esse recurso no ano passado.  

A pior produção entre os 10 vereadores não fica apenas no número, mas também na qualidade das proposituras. Todos os quatro Projeto de Lei de Pérola Cardoso foram criados para dar nome a espaços públicos. Nenhum tem grande relevância para a população. 

A produção de Pérola é pior que a de Sérgio Nishimoto (PTB), que costuma entrar mudo e sair calado das sessões. Nos mesmos sete anos, o petebista apresentou 14 Projetos de Lei, oito Projetos de Resolução e sete de Emenda à Lei Orgânica. Além de 83 Indicações e 133 Requerimentos. 

Nishimoto apresentou 65 proposituras no seu primeiro ano de mandato. 60 no segundo e 62 no terceiro. Depois caiu para 35 em 2012, 49 em 2013, despencando para 17 em 2014 e 18 em 2015. 

Claudir Aranda da Silva (PDT), outro vereador reeleito, apresentou 16 Projetos de Lei nos últimos sete anos. O pedetista é autor de oito Projetos de Resolução, um de Lei Complementar, cinco de Emenda à Lei Orgânica, além de oito de Decreto Legislativo. São dele outros 142 Requerimentos e 75 Indicações.   

NOVATOS

Entre os vereadores em primeiro mandato, Jesus Martins Batista (DEM) apresentou o mesmo número de projetos que a petista, porém, na metade do período. São dele também outros três Projeto de Resolução, dois de emenda à Lei Orgânica, 290 requerimentos e 112 Indicações. Total de 479 proposituras. 

Luis Fernando Rosalino (PT), 13 Projetos de Lei, três de resolução, dois de Lei Complementar e dois de emenda à Lei Orgânica. O petista, que ao lado de Pérola foi o que mais viajou em 2015, também apresentou 314 Requerimentos e 68 Indicações. Foram 476 proposituras no total. 

Nivaldo Batista, presidente reeleito da Casa de Leis, apresentou cinco Projetos de Lei em seus três anos de mandato. Também são dele dois Projetos de Decreto Legislativo, um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, 35 requerimentos e 29 Indicações, totalizando 373 proposituras. Subtraindo os 247 ofícios emitidos por obrigação do cargo, Tiquinho teve uma produção de 126 proposituras.

Rivail Rodrigues Júnior (PSB) também em primeiro mandato, apresentou oito Projetos de Lei, três Projetos de Resolução, dois de Emenda à Lei Orgânica e um de Decreto Legislativo. Também são dele outros 315 Requerimentos e 71 Indicações.

Tiago Abra (SDD) apresentou 16 Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo, um Projeto de resolução, 111 Requerimentos e 37 Indicações, totalizando 225 proposituras. 

Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) teve produção um pouco melhor. O democrata apresentou 17 Projetos de Lei, cinco Projetos de Resolução, três de emenda à Lei Orgânica e oito de Decreto Legislativo. Também são de sua autoria 372 Requerimentos e 254 Indicações. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...