Jales fez bonito no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Aproximadamente 200 pessoas participaram de uma passeata organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Jales.
A passeata percorreu a Avenida Francisco Jalles, passando pela Avenida João Amadeu, Rua 11, Rua 8, retornando a Avenida Francisco Jalles, até o ponto inicial, a Praça João Mariano de Freitas. De acordo com o secretário da pasta, Rogério Avequi, o evento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para o problema da violência contra crianças e adolescentes, especialmente o abuso e a exploração sexual.
Alunos das escolas E.E. “Profª Onélia Faggioni Moreira”, E.E. “Dom Artur Horsthuis”, E.E. “Prof. Carlos de Arnaldo Silva”, E.E. “Profª Sueli Silveira Marin Batista”, E.E. “Juvenal Giraldelli” e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), participaram da caminhada chamando a atenção dos jalesenses para o problema. A ação faz parte da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.
O prefeito Pedro Manoel Callado Moraes e o secretário Rogério Avequi, participaram da caminhada, juntamente com representantes da Diretoria de Ensino.
O evento contou com o apoio do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social/CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS, Fundo Social de Solidariedade, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro de Jales.
PMECs foram
destaque
Nota da diretoria de Eensino informa que escolas estaduais do município de Jales pertencentes à Diretoria de Ensino/Região de Jales marcaram presença na passeata. Representantes da DER-Jales, diretores de escola, professores e professores mediadores escolares e comunitários (PMECs) juntamente com alunos das escolas estaduais estiveram presentes.
“Destaque para a atuação dos PMECs que, ao longo dos últimos anos, nas escolas estaduais, desenvolvem importante trabalho nas situações de vulnerabilidade e risco social que crianças e adolescentes possam estar expostos. Os PMECs fazem parte do Sistema de Proteção Escolar (SPEC), implantado na rede estadual desde 2010. O SPEC desenvolve outros projetos nessa linha de proteção à criança e ao adolescente”.
Na DER-Jales, os projetos do SPEC são coordenados pela supervisora de Ensino Meire Aparecida Magalhães de Souza e pelo professor coordenador do Núcleo Pedagógico, Paulo Sérgio Ferreira, que são gestores regionais do SPEC, com o apoio da diretora do Núcleo Pedagógico, Ana Paula de Oliveira Rúbio.
A dirigente Regional de Ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi ressaltou que esse trabalho é desenvolvido nas escolas estaduais dos 25 municípios da DER-Jales e, que parcerias com as instituições que trabalham com a proteção da criança e adolescente são sempre bem vindas.