Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Papa Francisco cria mais uma Diocese na região: Votuporanga

Date:

O Papa Francisco anunciou na quarta-feira, dia 20, a criação da Diocese de Votuporanga que vai abranger 25 cidades da região Noroeste Paulista. O território foi desmembrado das Dioceses de São José do Rio Preto e Jales, tornando Votuporanga sufragânea da Arquidiocese de Ribeirão Preto. 

Moacir Aparecido de Freitas, atualmente o padre da Igreja Santa Tereza D’Avila, em Ibitinga-SP, será o primeiro bispo da Diocese de Votuporanga. A nova Diocese é composta por 25 municípios e abrange uma área de 7.694 quilômetros quadrados. Dos 230 mil habitantes, 172 mil são católicos. Há 28 paróquias e 27 sacerdotes diocesanos prestam serviço pastoral, juntamente com 15 religiosos e 15 freiras. A Diocese de Votuporanga tem ainda oito seminaristas e 25 religiosos professos. 

 O novo bispo deverá ser empossado no dia  22  de outubro às 16 horas. A data da ordenação episcopal ainda não foi anunciada.

Farão parte da Diocese de Votuporanga as cidades Álvares Florence, Américo de Campos, Buritama, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, Lourdes, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Nova Luzitânia, Parisi, Paulo de Faria, Planalto, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Turiúba, União Paulista, Valentim Gentil, Votuporanga e Zacarias.

Apenas o município de Cardoso, que pertencia à Diocese de Jales, passará a pertencer à nova Diocese de Votuporanga. Naquela cidade existem seis comunidades que pertencem à Paróquia São Sebastião.

O novo Bispo

O padre Moacir Aparecido de Freitas nasceu no dia 22 de agosto de 1962 em Ibirá. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1981-1983) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984-1987).

Dom Moacir Aparecido de Freitas foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1987 e incardinado na Diocese de São Carlos. Ao longo de sua trajetória sacerdotal foi Vigário Paroquial da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú (1988); Pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Américo Brasiliense (1989-1990); Pároco da paróquia Senhor Bom Jesus em Ibitinga (1991-1992); Diretor Espiritual do Seminário Maior de Teologia (desde 2008). 

Dom Moacir também foi Vigário Episcopal; Assessor Diocesano para a Catequese; Coordenador Diocesano e Regional da Escola de Teologia para os Leigos; Membro do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral. Desde 1993 é Pároco da paróquia Santa Teresa em Ibitinga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS