Uma ‘vaquinha’ feita através de redes sociais na internet possibilitou que a ONG Amigo Bicho de Jales iniciasse a Campanha Anual de Vacinação contra Cinomose, destinada à animais resgatados que encontram-se em lares temporários. Segundo o presidente Michel Pena, as vacinas foram compradas com a ajuda da comunidade que abraçou a causa.
Pena contou ainda que foram adquiridas 100 doses para a imunização dos animais, e, já no primeiro dia foram aplicadas quase 70, com a colaboração dos alunos do curso de Auxiliar de Veterinário da escola AprendaMais e de voluntários, como o médico veterinário Oraidlo Rodrigues Junior.
A doença muito grave para os cães, e é caracterizada por uma infecção viral aguda, transmitida de animal para animal, através do contato com secreções do focinho e da boca. O contaminação é provocada pelo vírus CDV – Canine distemper virus.
“Somente um médico veterinário pode atestar se o animal está infectado ou não. Geralmente, os cães acometidos por essa doença não resistem e vêm a óbito, devido ao delicado estado de saúde que a enfermidade causa. A vacinação é a forma mais segura e eficaz para proteger a vida do animal”, contou o presidente da ONG.
Vaquinha
Atualmente uma campanha está em andamento e atingiu apenas 6,71% da meta. As doações são para quitar débitos oriundos de atendimentos médicos veterinários de animais abandonados e resgatados. Para ajudar, basta acessar www.vakinha.com.br e digitar no campo de busca AMIGOBICHO (tudo junto). A doação pode ser por meio de cartão de crédito ou boleto bancário e fica registrada no site para acompanhamento.