Se depender apenas da vontade do empresário Alcides Fernandes, a filial dos Supermercados Bom Retiro – o SBR – que será construída em Jales, deverá ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2016, ou, no máximo, nos primeiros meses do segundo semestre. Segundo os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) e Rivail Rodrigues Júnior (PSB), que visitaram o empresário em Santa Fé do Sul, essa é a previsão feita por ele. Os dois vereadores foram levar ao dono da rede SBR a cópia de uma lei municipal recentemente aprovada, que prevê incentivos para os empreendimentos que gerem mais de 20 empregos. A expectativa, segundo os vereadores, é de que o novo supermercado vá gerar entre 150 e 170 empregos diretos em Jales.
Os serviços de terraplenagem do terreno adquirido pelo empresário, na Rua Dois, proximidades do “Comboio”, já começaram. Pessoas próximas ao empresário não confirmam o valor do investimento, mas garantem que, além do antigo prédio da “Máquina do Viola”, Alcides teria adquirido cerca de sete residências no quarteirão onde será construído o supermercado, inclusive uma que pertencia a ex-prefeita Eunice Mistilides Silva. A maioria dessas residências já foram demolida e, segundo relatos, o empresário continua tentando comprar algumas das cinco casas que ainda restam no local, visando obter mais espaço para o supermercado.
Alcides e a esposa Odete fundaram o SBR em 1989, na cidade de Sumaré-SP, e, em setembro de 2000, inauguraram a primeira loja da rede em Santa Fé do Sul. Eles contam que, no início, muitas pessoas achavam que o investimento seria inapropriado para uma cidade que, na época, tinha pouco mais de 30 mil habitantes. Mas o investimento deu certo e a consolidação do sucesso feio em 2004, quando Alcides inaugurou a segunda loja do SBR em Santa Fé do Sul. Em 2006, ele inaugurou a terceira loja, no outro extremo da cidade. Se tudo correr bem, dez anos depois ele estará inaugurando a filial de Jales.