No dia 17 de junho próximo, o basquete jalesense iniciará uma nova fase, com a participação de uma equipe formada através da parceria entre o Basquete Jales e a Tropicale Sorvetes, com a participação da 1ª Copa de Basquete NLR (Nova Liga Riopretense de Basquete), da equipe da categoria Sub 15. A categoria Sub 13 também disputará o campeonato, com o apoio da Prefeitura de Jales. A Cooperjales também está apoiando a parceria, com a disponibilização do seu ginásio para o treinamento das suas equipes, e para jogar as partidas da Nova Liga Riopretense de Basquete, quando os mandos da equipe forem em Jales.
O Projeto Basquete Jales é muito grato à Secretaria Municipal de Esportes de Jales, a Tropicale Sorvetes, a Cooperjales, e a todas as famílias dos atletas que estão proporcionando a que Jales volte ao cenário do basquete estadual. O objetivo desta parceria entre o Projeto e a Tropicale Sorvestes, é apoiar a estruturação do esporte, com o fortalecimento do Projeto para se tornar uma organização filantrópica e juntos prestigiarem a inclusão social de crianças e jovens com a prática do basquete que é um esporte que sempre foi paixão da população de Jales, e que surgiu na década de 90, quando tivemos grande esquipes da cidade como o Ipê Soler, Perdigão Ipê Soler e Banespa Jales, entre outros.
História do Novo Projeto Basquete Jales
Há dois anos, iniciava um sonho de alguns “amigos do basquete”, em resgatar a história e a tradição do basquetebol na nossa querida Jales. Então veio a ideia da criação de um projeto de cunho social chamado de “Projeto Basquete Jales”, e como tudo na vida do esporte não é fácil, com muita dificuldade e por diversas vezes o projeto se destituiu. Veio a pandemia, e o fim estava próximo. Mas com a dedicação, paixão pelo esporte e o desejo de agregar valor para a sociedade dos seus mantenedores, Sonia Maria Mina e Dimas Michel Targa, e após a retomada da normalidade pós pandemia, o projeto tomou forma.
Para celebrar a vida, o antigo Projeto Basquete Jales foi renomado como “Novo Projeto Basquete Jales”, e desde então vem evoluindo de maneira espetacular.
As metas do Novo Projeto Basquete Jales
“Formamos uma comissão que vai apoiar o Dimas e a Sonia nesta parte mais burocrática e administrativa para a criação de uma empresa/entidade filantrópica esportiva. Nesta comissão organizadora, teremos apoio de Paulo Buso, Marcos Porto, Jone Everton e Alessandro Caires”, disse um dos integrantes da comissão.
Segundo a própria Comissão Organizadora, a primeira meta já está sendo realizada, na qual é participar de campeonatos importantes, mesmo não sendo possível neste momento a participação de todas as categorias.
“Nossa segunda meta será tornar o projeto em uma Entidade Filantrópica e desta forma ser possível se beneficiar dos incentivos da LIE – Lei de Incentivo ao Esporte. A Lei de Incentivo ao Esporte é uma política pública em forma de lei ordinária que estimula o aporte financeiro a projetos desportivos no Brasil. A terceira meta será estruturar o projeto com profissionais para aumentar a capacidade de atendimento para a prática do esporte e a inclusão social de crianças e jovens”.
O projeto
Atualmente o Novo Projeto Basquete Jales atende 110 crianças e jovens nas Categorias Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17.
O Projeto é mantido com a colaboração mensal dos pais dos atletas/alunos e suporte de empresários, Cooperjales e da Prefeitura Municipal de Jales/Secretaria Municipal de Esportes. A coordenação do Projeto e treinamento das equipes são conduzidos por Sonia Maria Mina, Dimas Michel Targa, e com o apoio da estagiária de Educação Física, Darlene Glória dos Santos Ferreira.
O principal objetivo deste projeto de cunho social é proporcionar à crianças e jovens a oportunidade de iniciar o aprendizado e prática de um esporte coletivo e inclusão social. O Projeto tem como meta dar condições para os jovens atletas se desenvolverem no esporte e na educação. Com categorias desde o Sub 11 até o Sub 19, existe a oportunidade dos jovens atletas jalesenses evoluírem na carreira do basquete dentro do Projeto e quem sabe jogar em times profissionais do Brasil no futuro.
Além de fomentar a prática do esporte, o projeto também tem o objetivo de gerar vários benefícios aos participantes e os principais são:
Promoção da saúde física: quem pratica esportes, dá adeus ao sedentarismo e às diversas condições relacionadas e ele, como a obesidade e doenças cardiovasculares;
Promoção da saúde mental: a ciência já demonstrou há bastante tempo que os exercícios estimulam a liberação da serotonina, o hormônio da felicidade. Quem pratica esportes costuma ter menos predisposição a sofrer com estresse, ansiedade e depressão;
Equilíbrio entre corpo e mente: mesmo os atletas amadores e ocasionais percebem que sua consciência corporal aumenta, o que resulta em maior energia no dia a dia graças ao uso mais eficaz do próprio corpo;
Interação social: principalmente em esportes coletivos, a socialização com diferentes pessoas é outro aspecto agradável da prática, que leva ao bem-estar e a formação de um ciclo de amizades;
Educação infantil: no caso das crianças, a prática de esportes está entre os melhores remédios contra a hiperatividade, desobediência e falta de disciplina, entre outros desafios que pais e educadores enfrentam. Afinal, elas dão vazão à toda sua energia nas brincadeiras;
Ocupação: O esporte passa a ser mais um objetivo na vida da criança, do jovem, e que levará a formação de um excelente cidadão.