A Festa da Uva, que já foi um dos mais importantes eventos de Jales e região e movimentou milhões em negociações ao longo de sua história se tornou tema de requerimento na Câmara Municipal de Jales. Os vereadores discutiram, votaram e aprovaram por unanimidade o documento nº 100/2016, de autoria do petebista Sérgio Nishimoto, que requer informações sobre a realização da festa em 2016.
O requerimento aprovado na Sessão Ordinária da segunda-feira, dia 13 de junho, considerou que a Feira do Agronegócio da Uva e do Mel é um evento tradicional da cidade, que valoriza, projeta e divulga a viticultura do município devido a sua importância econômica. Segundo Nishimoto, “a realização anual da Festa é fundamental para continuar divulgando esta formidável e importante atividade econômica”. Também foi levado em consideração o fato de a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA de 2016, constarem rubrica prevendo investimento de R$ 80.000,00 para a Feira do Agronegócio da Uva e do Mel.
O Poder Executivo deverá responder como está a atual situação da organização para Festa da Uva e se os recursos previstos na LDO e na LOA de 2016 estão disponíveis para investir no evento ou se foram remanejados. Caso os recursos tenham sido remanejados para outros fins, responder se há interesse da Prefeitura em restituí-los, visando garantir a realização do evento ainda este ano.
Após o recebimento dos requerimentos, o Poder Executivo conta com o prazo de 15 (quinze) dias úteis para enviar as respostas ao Poder Legislativo. Os requerimentos, bem como as suas respectivas respostas são disponibilizadas à toda a população no site oficial do Poder Legislativo de Jales, que pode ser acessado pelo endereço www.jales.sp.leg.br.