A fachada do prédio da Procuradoria-Geral da República em Brasília recebeu um enorme adesivo em sua fachada com a inscrição “Corrupção, não”. A iniciativa faz parte de uma campanha contra a corrupção organizada pelo Ministério Público Federal junto à Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp), lançada na segunda-feira, dia 25 de maio.
O objetivo é reunir 21 países para se unirem no combate à corrupção através da campanha #CORRUPÇÃONÃO. A ação visa também conscientizar as pessoas sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento a este tipo de crime.
A #CORRUPÇÃONÃO tem foco na internet e pretende atingir, principalmente, jovens de 16 a 33 anos. A ideia é explorar as redes sociais com o uso das hashtags #CORRUPÇÃONÃO e #CORRUPCIÓNNO. A escolha do público-alvo levou em conta o potencial mobilizador da rede e da indignação dos jovens em torno do assunto.
De acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pesquisas apontam que cidadãos nessa idade são os mais incomodados com a corrupção. “Eles também são os mais dispostos a encarar as mudanças culturais necessárias ao enfrentamento da corrupção.”
Para o sucesso e o alcance do público durante os dois meses de duração, foram criadas diferentes estratégias de engajamento. “Nosso objetivo é atrair o público para, junto ao MPF, dizer não à corrupção”, enfatizou a procuradora da República Anna Carolina Resende, do Centro de Comunicação Integrada (CCI).
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o desvio de recursos é o maior empecilho para o desenvolvimento econômico e social de países. A organização estima que ao menos R$ 1 trilhão são dispendidos em subornos e R$ 2,6 bilhões são desviados todo ano, o que equivale a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial.
A campanha, que tem como foco a comunicação digital, contará com um hotsite, uma fanpage no Facebook, conta no Twitter e banners web, além do suporte das mídias tradicionais que será fundamental para fortalecer a mensagem da campanha.
Para mais informações, visite o hotsite da campanha: www.corrupcaonao.mpf.mp.br.