Os moradores da região do Jardim Oiti e adjacências, que precisam usar rotineiramente a Rua das Palmeiras para os seus deslocamentos estão bastante aborrecidos com a falta de providências da Prefeitura de Jales sobre os carros abandonados na via. Uma oficina mecânica tem usado, há meses, a Rua das Palmeiras e a Avenida Maria Jalles como extensão do seu pátio. Há carros abandonados em tudo quanto é lugar. Para se ter ideia, somente no trecho que fica em frente a um posto de saúde, há cerca de dez carros, que, teoricamente, estão em processo de conserto. Alguns em péssimo estado de conservação. Tem para todos os gostos: Monza, Belina, Kombi, Uno, Gol…dos dois lados da rua.
Os moradores reclamam que os carros atrapalham a circulação pela via e servem de criadouros de mosquito e podem servir de esconderijo de bandidos. Mesmo com a iluminação da rua, fica perigoso passar pelo local a pé, à noite.
FAZENDO ESTUDOS
O problema é antigo e já foi tema de várias proposituras na Câmara Municipal. Só do vereador Rivelino Rodrigues, que mora nas proximidades, há requerimentos e indicações para alternar o estacionamento na via e para recolhimentos dos veículos. Todas ignoradas pela prefeitura.
Em 24 de junho, Riva abordou a questão de veículos estacionados há meses na avenida Maria Jalles. A indicação foi direcionada à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e ao CONSEG (Conselho Municipal de Segurança), objetivando a remoção de uma camioneta e de um veículo Gol, estacionados há meses na Avenida Maria Jalles, nas proximidades do “Pesqueiro da Família” e do cruzamento com a Rua das Palmeiras, no Jardim IV Centenário.
Semanas depois, Riva pediu aos mesmos órgãos para resolver o sério problema de veículos estacionados diuturnamente na Rua das Palmeiras, entre a Rua Cinturão Verde e a Avenida Maria Jalles, mesmo trecho apontado pelos moradores ao jornal. “A remoção dos veículos estacionados há meses é necessária para garantir a segurança pública, a saúde dos moradores e a eficiência do uso do espaço urbano. Veículos abandonados representam risco de vandalismo, atraem pragas e comprometem a aparência da cidade. Além disso, a remoção está em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e regulamentos municipais, que proíbem o estacionamento prolongado em vias públicas”.
Sem resposta da prefeitura, o vereador chegou a solicitar à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e ao CONSEG a proibição de estacionamento no entroncamento da Rua João Amadeu com a Rua das Palmeiras, sentido centro – bairro, na divisa dos bairros IV Centenário e Vila Pinheiro.
“O estacionamento de veículos nesse ponto crítico compromete a visibilidade dos motoristas e pedestres, aumentando o risco de acidentes. A medida pretende garantir um trânsito mais seguro e eficiente para todos. A imagem anexa apresenta o exato local da solicitação”, argumentou.
NoRequerimento 150/2023, de 21 de agosto de 2023, Riva pergunta se é possível promover a implantação de estacionamento rotativo alternado (dia sim/dia não) na Rua das Palmeiras, no trecho entre o entroncamento com a Rua João Amadeu até a Avenida São Lucas e pede que, em caso negativo, seja apresentada uma justificativa fundamentada. Em caso afirmativo, o vereador pergunta quando se dará a implantação.
Em resposta, o Departamento de Mobilidade Urbana reconhece a necessidade de melhorias e organização do estacionaemento da região, mas diz que está “fazendo estudos”.
“Em atenção ao exposto no requerimento supra referido, informo que estudos estão sendo feitos no local para o devido entendimento e necessidade de melhoria do fluxo nas vias e melhor organização nos estacionamentos nessa área. Considerando a quantidade de comércios locais, residências e por ser um trecho de entrada e saída principal do município, está sendo feito o impacto que determinadas mudanças causariam naqueles que ali transitam e residem”, respondeu Beatriz Renesto Faile, diretora do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Autoridade Municipal de Trânsito.
Até agora, nada!
Moradores reclamam de estacionamento a céu aberto na Rua das Palmeiras e Maria Jalles
Date: