Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Moradores do Jardim das Paineiras protestam contra buracos e falta de sinalização

Date:

O loteamento Jardim das Paineiras, nas proximidades da Facip, tem pouco mais de dois anos e já apresenta os mesmos problemas de bairros bem mais antigos, que padecem com as péssimas condições de suas ruas e com a falta de infraestrutura. Por isso mesmo, alguns moradores do novo bairro – onde é possível ver várias residências em construção – arranjaram um modo de chamar a atenção para os buracos que enfeitam as poucas ruas do local. Na semana passada, cansados de tapar os buracos com restos de construção, eles repetiram um gesto que já está se tornando comum entre os jalesenses, plantando, em plena rua, alguns pés de uma planta ornamental conhecida como “comigo-ninguém-pode”.

O protesto aconteceu na Rua Leonina Cabral Graziani, uma das mais movimentadas – e também uma das mais esburacadas – do bairro. “Já acionamos a Prefeitura várias vezes, mas eles alegam que a responsabilidade pelos problemas no asfalto ainda é da empresa que realizou o loteamento. Por outro lado, o loteador finge que não é com ele e, enquanto isso, nós que acreditamos no empreendimento e investimos nele, ficamos sem saber a quem apelar. Só nos resta protestar e chamar a atenção da imprensa para, quem sabe, alguém tomar alguma providência”, resumiu um dos moradores.

Na mesma rua, a um quarteirão de distância da plantação de “comigo-ninguém-pode”, um morador fincou um pedaço de madeira em uma cratera aberta no asfalto e pendurou duas sacolas plásticas, como se fossem bandeiras, para chamar a atenção dos motoristas e motociclistas. “Uma noite dessas, um motorista desavisado não percebeu o perigo e passou com o carro por sobre o buraco. O barulho assustou toda a vizinhança, mas, felizmente, só estragou o carro. Antes que aconteça algo mais grave, resolvi improvisar um alerta aos motoristas”, explicou um morador do bairro.

Os buracos não são, no entanto, os únicos problemas do Jardim das Paineiras, conforme explicou o mesmo morador. “O bairro não tem nenhuma sinalização de trânsito, seja vertical ou horizontal. Por enquanto, o movimento de veículos ainda é pequeno e, além disso, os motoristas são obrigados a andar devagar por causa dos buracos, mas já passou da hora de providenciar a sinalização do bairro. Não tem nem mesmo aquelas placas com os nomes das ruas. Quem é de fora, tem que perguntar, mas nem nós que moramos no bairro sabemos os nomes das ruas”, finalizou.

 Prefeitura ainda não aprovou obras realizadas no bairro

O secretário municipal de Obras, Manoel Andreo de Aro, confirmou que já recebeu algumas reclamações sobre a situação do Jardim das Paineiras e reconheceu que o bairro – assim como muitos outros – necessita de melhorias na pavimentação asfáltica. Manoel explicou, no entanto, que isso cabe ao loteador e garantiu que a Prefeitura já o notificou pedindo providências. “O loteador está pedindo que a Prefeitura aprove as obras de infraestrutura feitas no loteamento e libere as garantias, mas nós já o avisamos que só vamos aprovar depois que ele refizer os serviços”.

De acordo com uma lei aprovada em 2009, durante o governo Parini, os loteadores são obrigados a apresentar garantias – em dinheiro ou em outra modalidade – em valor correspondente aos gastos previstos com as obras de infraestrutura aprovadas pela Prefeitura, com o objetivo de garantir que tais obras serão realizadas a contento e no prazo máximo de quatro anos. No caso do Jardim das Paineiras, o loteador ofereceu, como garantia, alguns lotes do próprio empreendimento. “Os lotes foram caucionados em nome do município e nós só vamos liberá-los quando a infraestrutura do loteamento estiver de acordo com o projeto aprovado pela Prefeitura”, explicou Manoel De Aro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Sofá, banco de carro, pneu, roupa e até panelas. Prefeitura encontra de tudo nos bueiros

Preocupada com o grande volume de chuva que caiu...

Apenas 5,6% da população jalesense vive na zona rural, diz IBGE

Dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 na semana passada,...

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...