Quinta-feira, Novembro 28, 2024

Moradora de Estrela d’Oeste morre em acidente entre ônibus

Date:

Ana Paula Vieira, 34 anos, moradora de Estrela d´Oeste, morreu na madrugada desta quinta-feira, 16, em um acidente envolvendo dois ônibus no km 12,8 da Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563), entre Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, na região de Presidente Prudente-SP. 

Conhecida como “Aninha”, Ana Paula era advogada e muito conhecida na cidade, que ficou enlutada com a notícia. Ela era separada e deixa um filho em idade escolar. Ana Paula estava no ônibus de sacoleiros que estava retornando para Iturama depois de fazer compras no Paraguai. Não era a sua primeira viagem. Ela costumava ir ao país vizinho comprar cosméticos. O veículo bateu de frente com um ônibus que levava estudantes de Presidente Prudente para Teodoro Sampaio.

De acordo com o portal G1 – Prudente e Região, os dois ônibus se chocaram frontalmente pouco depois da meia-noite entre Mirante do Paranapanema e Teodoro. Ao menos oito pessoas morreram e 46 ficaram feridas. Do ônibus que transportava os estudantes, morreram o motorista e três passageiros. Já do ônibus que transportava os sacoleiros, também morreram o condutor e três passageiros.

Ainda segundo o site, a Polícia Civil encontrou indícios de que o ônibus de estudantes invadiu a pista contrária ao tentar uma ultrapassagem. “Pelo que eu pude observar, parece que o ônibus que estava com os estudantes invadiu a contramão. Aparentemente é isso. Agora, o motivo ainda é desconhecido. Se o motorista teve mal súbito, se ele dormiu ao volante ou tentou fazer uma ultrapassagem, isso só o laudo pericial vai indicar”, contou o delegado Deminis Sevilha Salvucci, responsável pelo caso.

Exames periciais do local e dos veículos, e exames necroscópicos das vítimas, assim como toxicológicos dos motoristas já foram pedidos. “Conforme estes laudos forem chegando, a gente vai ouvindo as vítimas sobreviventes para tentar descobrir com mais clareza como ocorreu de fato o acidente. Até lá, são só suposições”, reconheceu. 

Ônibus de estudantes era clandestino

A Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) informou em nota que o ônibus de estudantes não estava cadastrado para fazer esse tipo de viagem. 

“A Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que o ônibus de placa BTT 4579, envolvido no acidente, não tinha autorização para realizar o transporte intermunicipal de passageiros. Esse veículo está registrado em nome da empresa Clauric Transportes Ltda. que possui autorização para prestar serviço na modalidade de Fretamento até 19/09/2017. A Clauric foi notificada pela fiscalização da Artesp por usar veículo não autorizado”.

Ainda conforme a Artesp, “o serviço irregular [sem licença] oferece inúmeros riscos aos passageiros, uma vez que o veículo não passa pelas vistorias mecânicas, não há garantia de que o motorista seja habilitado para atuar no transporte coletivo e, em caso de acidente, não há seguro para os passageiros”.

Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que “apenas o primeiro veículo, de placa BYA646 [que levava os sacoleiros], possuía autorização de viagem nº 3952110 emitida pela agência, às 14h07min42seg, do dia 14/02/2017”.

“A viagem foi autorizada para o dia 14/02/2017, às 14h30, com origem de Frutal [MG], passagem por Iturama [MG] e destino Foz do Iguaçu [PR] e retorno a Frutal [MG], no dia 16/02/2017, às 12h. Ao que consta, o veículo de placa BTT4579 realizava viagem intermunicipal entre os municípios de Presidente Prudente e Teodoro Sampaio, ambas no Estado de São Paulo. No entanto, não compete à ANTT autorizar viagens intermunicipais” completou a nota divulgada pelo G1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Polícia Federal de Jales vai ao MS em nova fase da “operação anjo dourado”

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 19 de novembro,...

Homem é preso depois de atirar em dois jovens na Rua Dois, em Jales

Um desentendimento entre indivíduos que estavam em uma tabacaria...

Videomonitoramento avançado agiliza a captura de suspeito de homicídio

Na manhã de terça-feira, 29 de outubro, totens do...

Polícia Federal deflagra operação contra venda de celulares e eletrônicos contrabandeados

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira, (29/10),...