Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ministério da Educação recebeu comitiva que pleiteou Instituto Federal

Date:

O prefeito Pedro Callado e o bispo diocesano, Dom Demétrio Valentini, a convite do PT (Partido dos Trabalhadores) de Jales, viajaram para Brasília na última quarta-feira, 22, para acompanhar uma comitiva da cidade em audiência no Ministério da Educação, para reiterar o pedido de criação e instalação de um campus do Instituto Federal (IF-SP) em Jales. O encontro foi viabilizado através do Ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Durante o encontro que contou com a presença dos vereadores petistas Pérola Fonseca Cardoso e Luís Fernando Rosalino, do professor Luis Especiato e do representante do Fórum da Cidadania, Carlos Alberto Expedito de Britto Neto, Callado apresentou ao Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, ao coordenador da Secretaria de Educação profissional e Tecnologia (Setec) e à coordenadora da Secretaria de Educação Superior, Dulce Maria Tristão, um ofício com justificativa técnica, manifestando o desejo da administração municipal e o apoio da comunidade objetivando viabilizar a instalação do Instituto Federal em Jales, destacando que a área do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Jales que é de 17 mil m², conta com terreno livre ao lado com mais de 8.600 m² que poderá ser cedido para as construções que se fizerem necessárias visando a instalação do campus do IF-SP.

O prefeito ressaltou que o governo do município de Jales tem direcionado todos os esforços no sentido de promover o desenvolvimento regional ao longo dos últimos anos. “Jales é o centro do território de desenvolvimento de identidade do Noroeste Paulista, que abrange um total de 36 municípios. Neste sentido vem desde 2005 trabalhando na busca da instalação de uma Instituição de Ensino Federal no município”.

A comitiva frisou ainda que o pedido foi reforçado diversas vezes. No ano de 2008 foi protocolado junto ao Diretor Geral do Centro Federal de Educação e Tecnologia (CEFET-SP), da época, Dr. Garabed Kenchian um pedido de inclusão do município no plano de expansão e que, mais tarde, em 2010, novo ofício foi protocolado junto ao Reitor Dr. Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, e que foi reforçado através de ofício protocolado junto ao Secretário de Ensino Tecnológico, Dr. Eliezer Moreira Pacheco, no ano de 2011. 

“Os esforços realizados desde 2005 resultaram na criação de um Pólo Regional do Programa Universidade Aberta do Brasil, de ensino a distância, que começou a funcionar em setembro de 2007. No entanto, isso não é o suficiente, pois a região precisa de uma Instituição de ensino superior presencial, que possa promover o ensino, mas também desenvolver pesquisas, desenvolver tecnologias e realizar extensão de forma decisiva e contextualizada ao cenário regional, contribuindo assim de forma efetiva ao desenvolvimento tão almejado”, diz um trecho do ofício.

Os vereadores presentes reforçaram os argumentos apresentados. Luís Rosalino fez menção ao ofício enviado a Presidente da Câmara de Comércio da União Europeia no Brasil, Dra. Talita Brito solicitando apoio para a instalação do instituto em Jales e Pérola destacou à demanda por cursos superiores na área da saúde.

A comitiva também falou sobre uma reunião realizada em março desse ano com o  Diretor Geral de Infraestrutura e Expansão do Instituto Federal de São Paulo, Profº Silmário Batista dos Santos e a visita que ele realizou a Jales para conhecer as instalações da UAB, que poderá ser sede do IF-SP, caso seja instalado na cidade.

Ao final do encontro, o prefeito Pedro Callado disse que, mais uma vez, sentiu otimismo com relação às negociações. “Já temos um parecer favorável do IF-SP com relação ao prédio da UAB que poderá ser doado para receber as instalações do campus. Agradeço imensamente a receptividade do secretário executivo do Ministério, Luiz Cláudio Costa, o segundo homem da Educação que fez questão de ressaltar que não é porque passamos por uma crise que não vamos pensar no futuro e preparar o Brasil para o Futuro”. Callado também agradeceu aos representantes do PT que participaram do encontro em Brasília. “Graças ao bispo Dom Demétrio e ao PT fomos recebidos no Ministério da Educação. Esse foi um encontro sem cores partidárias, todos nós pensamos em Jales acima de qualquer coisa”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Jalesense assume a Presidência do Tribunal de Justiça do MS

O Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do...

Pesquisa para prefeito de Jales aponta Luis Henrique com 63,2% e Dr.Penariol com 4,8%

O SBT Interior publicou na última quarta-feira,28 de agosto,...

UNIJALES celebra 54 anos de história com muita música e show pirotécnico

Na segunda-feira, 25 de março, o Centro Universitário de...