Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Médicos formados no exterior vão atender em postos de saúde de Jales

Date:

A Câmara Municipal de Jales aprovou, na sessão de segunda-feira passada, 13, um projeto enviado pelo Executivo que autoriza o prefeito Flávio Prandi(DEM), o Flá, a assinar um convênio – ou um Termo de Cooperação Técnica – com o Instituto de Ciência e Educação de São Paulo, mantenedor da Universidade Brasil, que assumiu a Faculdade de Medicina de Fernandópolis. De acordo com o convênio que poderá ser assinado nos próximos dias, a Universidade Brasil deverá disponibilizar à Prefeitura de Jales alguns alunos do Curso de Extensão e Atualização Médica ministrado na Faculdade de Fernandópolis para atuarem nos postos de saúde do município. O convênio terá prazo de dois anos e poderá ser renovado por outros dois.

Os alunos, na verdade, são brasileiros que já se formaram em Medicina no exterior ou estrangeiros que vieram para o Brasil e agora estão cursando a extensão e atualização com o objetivo de prestar o exame de revalidação de diplomas médicos – o Revalida – e obter o CRM com o qual estará apto a exercer a profissão no país. Eles atuarão como uma espécie de “estagiários” nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e em outras unidades da rede de atenção básica de Jales, prestando atendimento em Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. 

De acordo com informações obtidas pelo jornal A Tribuna, cerca de 30 “médicos estagiários” deverão ser disponibilizados para a Prefeitura de Jales, sem nenhum custo para o município. Eles trabalharão sob a coordenação e supervisão dos profissionais médicos que já atuam nos postos de saúde de Jales. O prefeito Flá Prandi ficou satisfeito com a aprovação da Câmara e explicou que cada unidade do ESF deverá receber pelo menos três médicos estagiários. 

“Isso vai ajudar bastante as nossas equipes do programa Saúde da Família, pois, na realidade, eles já são médicos, ou seja, são pessoas qualificadas que estarão atendendo a população. Eles irão a campo, farão visitas junto com os agentes comunitários e, certamente, vão contribuir muito para a diminuição das filas nos postinhos de Saúde. A única diferença é que esses alunos, mesmo sendo médicos formados, não podem assinar receita médica, fazer algum procedimento evasivo, dar alta ao paciente, assinar atestado ou prescrever medicação”, esclareceu o prefeito.

Jales não é a primeira cidade a firmar convênio com a Universidade Brasil, com essa finalidade. Em Santa Fé do Sul, já são 46 alunos disponibilizados pela faculdade de Fernandópolis, que estão “estagiando” na Santa Casa da cidade e nos postos do programa Saúde da Família, desde o início de fevereiro. Adílson Arruda Ramim, gestor assistencial da Santa Casa, disse estar satisfeito com os primeiros resultados do convênio. “A resposta da população está sendo bastante positiva”, resumiu Adílson. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Inauguração da INEJAL, um marco para a saúde de Jales e região

Na quarta-feira, dia 20, foi inaugurada a INEJAL –...

Rotary Club doa aparelho de Nasofibroscópio ao Hospital do Amor

A partir de agora o Hospital de Amor –...