A jalesense Luana Renata Lourenço dos Santos participou, pela primeira vez, do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu e conquistou medalha de ouro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de abril, na categoria Master 3 (42 anos).
A conquista, sem dúvida, foi uma grande vitória. “Mesmo não tendo treinado o suficiente, por conta do tratamento médico do meu filho e ter machucado o cotovelo, com todos esses desafios, cheguei a sonhar com o resultado obtido. Em todo o tempo Deus foi direcionando tudo e a conquista devo às pessoas que me ajudaram, a começar pelo meu sensei Marcelo Iwasaki, da Academia Grace Barra e também aos senseis Tuim Junqueira, Nelson Martins, Giliano Campos e à Academia Garden.
A atleta relatou que, por conta de um fato triste em sua vida, iniciou a sua trajetória no Jiu-Jitsu. “Foi para minha defesa pessoal e acabei descobrindo neste esporte muitos benefícios para o corpo e a mente e para a inclusão social”.
Participar de um Campeonato Sul-Americano sempre esteve longe de sua realidade, mas não distante de seus sonhos. “Tinha vontade de participar de campeonatos, mas nunca tive condições. Após sair uma matéria em um jornal da cidade, a repercussão foi tão positiva que acabei sendo convidada para participar de um podcast. Fui presenteada com o pagamento da inscrição do Campeonato Sul-Americano e um amigo que estava acompanhando o podcast entrou em contato com uma pessoa da Prefeitura de Jales que articulou junto à Secretaria de Esportes e Juventude o apoio para minha participação no campeonato”.
Além de Luana, o atleta jalesense Jean Carlos dos Santos, também representou a Academia Grace Barra e trouxe medalha de ouro para Jales. Rafael Martiniano Mendes, de 26 anos, representante da equipe AFC Saiko, também conquistou medalha de bronze.
Para o prefeito Luís Henrique, foi uma alegria receber a notícia da vitória dos jalesenses que tão bem representaram a cidade: “Parabéns por todo o empenho e dedicação, vocês são orgulhos para Jales que é celeiro de tantos esportistas destaques no Brasil e no mundo. Obrigado por nos orgulhar e nos inspirar com suas histórias de vida, determinação e amor ao esporte e que venham muitas outras vitórias”.
Lutadora jalesense conquista medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu
Date: