Autoridades e centenas de pessoas que lotaram as arquibancadas do Ginásio de Esportes do Jales Clubes, prestigiaram a cerimônia de abertura da 19ª edição do JORI – Jogos Regionais do Idoso, na manhã da última quinta-feira, dia 13 de agosto. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp) de São Paulo, Lu Alckmin e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jales, Lúcia Helena Gomes Callado Moraes foram os destaques da solenidade.
Também participaram do evento o prefeito Pedro Callado, o secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude Jean Madeira, o presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho, além de prefeitos, primeiras-damas, presidentes de Fundos Sociais, secretário municipal de Esportes, Ademir Molina, secretários municipais, vereadores e dos deputados estaduais Itamar Borges e Sebastião Santos.
As competições que terminam hoje reuniram aproximadamente 2.500 pessoas entre atletas da terceira idade, comissões técnicas e dirigentes de 42 cidades. A festa do esporte é promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com as Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo. No município a responsabilidade é do Fundo Social de Solidariedade, com suporte da secretaria de Esporte e demais setores da Prefeitura.
Durante os quatro dias, 14 modalidades diferentes e adaptadas, como bocha, atletismo (corrida), buraco (baralho), coreografia (dança), damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, voleibol, tênis, xadrez e tênis de mesa foram disputadas em categorias masculina, feminina e mista. O município disponibilizou 20 alojamentos e 16 praças esportivas para receber os competidores.
O prefeito Pedro Callado saudou a todos os presentes na cerimônia de abertura e enfatizou a sua felicidade em sediar os Jogos Regionais do Idoso e receber a primeira-dama Lu Alckmin. “É uma imensa alegria poder sediar esse importante evento. Trabalhamos com muito carinho e esforço para realizarmos de maneira especial e acolhedora esta grande festa. O esporte é uma verdadeira escola, um aprendizado para a vida e para a convivência social. Ele tem muito a nos ensinar”, discursou após fazer uma bonita homenagem à esposa Lúcia, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município.
A presidente do Fussesp, Lu Alckmin, cumprimentou as autoridades presentes e as delegações e ressaltou a satisfação em prestigiar a abertura do 19º JORI. “É uma alegria estar em Jales novamente, dessa vez para prestigiar uma festa tão linda e especial. Cumprimento o prefeito Pedro Callado e a presidente do Fundo Social, Lúcia, e parabenizo a todos por esse belíssimo evento. Desejo muita sorte durante as competições. É um prazer passar o dia com todos vocês”, declarou.
O secretário da SELJ, Jean Madeira se disse satisfeito com toda a estrutura da competição organizada em Jales e ressaltou o apoio do governador Geraldo Alckmin ao esporte. “Nosso governador Alckmin é um amante e grande incentivador do esporte, tanto que há poucos dias se tornou um faixa preta em Judô. Temos que continuar seguindo esse caminho, seguir exemplos de eventos como o Jori e quem sabe conseguiremos um dia ter os Jogos Nacionais do Idoso e que seja um grande espetáculo como este realizado em Jales”, frisou
Lúcia Callado, anfitriã do evento, também se mostrou muito feliz em ver Jales sediando o evento esportivo. “É uma grande emoção estar aqui para oficializar a abertura do JORI, os Jogos Regionais do Idoso, feito especialmente para a população da terceira e melhor idade, aquela que muito já fez em prol do crescimento e desenvolvimentos de suas cidades. Quero agradecer ao Fundo Social de Solidariedade do estado de São Paulo, em nome da primeira-dama do estado e presidente do Fussesp, nossa querida amiga e parceira, dona Lú Alckmin, e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do estado de São Paulo, que tornaram tudo isso possível e mais uma vez, demonstram o carinho por Jales, escolhida para ser a cidade sede do evento. É gratificante promover essa festa do esporte, da superação e da valorização daqueles que são exemplos de jovialidade eterna”, ressaltou a primeira-dama.
A orquestra de Jales, regida pelo maestro Edivaldo de Paula, abrilhantou o evento que teve como pontos altos o acendimento da Pira Olímpica feita pelos atletas Adauto José Taccinalli (medalhista na natação e vôlei), Valdeni Moura da Silva (conquistou medalhas na natação e vôlei adaptado) e Norie Tanaka (pentacampeão no Tênis de Mesa), além do juramento do atleta, conduzido por Enio Burguese, do vôlei adaptado.