Desde o ano passado, cinco cidades do interior paulista recebem atividades sociodesportivas gratuitas, oferecidas pelo projeto de Implantação e Manutenção do Núcleo ADESCA de Desenvolvimento Socioesportivo, subsidiado com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e com o patrocínio da Usina Colombo S/A – Açúcar e Álcool. A Realização é do Centro Cultural ADESCA (Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico) do município de Taquaritinga, entidade social, educacional, cultural e esportiva que há mais de 15 anos vem desenvolvendo um trabalho de excelência na área de defesa de direitos de crianças e adolescentes no Estado de São Paulo.
Atividades como futebol, vôlei, basquete, aeróbica, condicionamento físico e atividades recreativas, acontecem diariamente nas cidades de Santa Albertina, Itajobi, Palestina, Pindorama e Taquaritinga que é a sede da entidade proponente do projeto. Ao todo, mais de 400 crianças participam das atividades oferecidas, que tornou-se um referencial na região.
De acordo com o educador físico Luis Henrique Ramos, que é o responsável técnico desportivo da proposta, o objetivo do projeto é: “Massificar a prática de esportes através de atividades de iniciação esportiva, bem como oportunizar atividades físicas a crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 18 anos de idade, estudantes da rede pública de ensino ou que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas.”
Luis enfatiza ainda, que o projeto transformou a vida de muitas crianças nestes sete meses de implantação. “Foi a partir dele, que diversas crianças tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com modalidades desportivas variadas, além de terem a oportunidade de receber orientações físicas de profissionais capacitados e habilitados pelo CREFI – Conselho Regional de Educação Física.”
Segundo seus organizadores, o intuito do projeto não é formar atletas através de atividades de alto rendimento e sim, formar cidadãos por intermédio das práticas desportivas, visando primeiramente o bem estar social e emocional de crianças e adolescentes, permitindo que tenham uma melhor qualidade de vida.
Qualquer pessoa pode participar das atividades desde que tenha entre 7 e 18 anos de idade não completados e estejam devidamente matriculados na rede escolar. Para tanto, basta procurar a Secretaria ou Diretoria de Esportes das cidades mencionadas nesta matéria e fazer a inscrição. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3253-3733.
AsCom/W! Comunicação e Gestão de Projetos