Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo na última quarta-feira, 25, mostram que o número de furtos continua caindo. Tanto no comparativo com os anos anteriores quanto no mensal. Em outubro, a quantidade de queixas sobre essa modalidade de crime foi de apenas 0,87 casos por dia. Ou o equivalente a 6 a cada semana.
De janeiro a outubro deste ano foram registrados 351 furtos, enquanto que no mesmo período de 2014 foram 375. Também houve queda na comparação mensal. Em outubro foram 27 furtos e em setembro foram 34.
Os furtos de veículo também tiveram redução. Nos primeiros dez meses deste ano foram registrados 42 casos, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 50. No comparativo mensal, contudo, a queda foi maior. Foram 8 em setembro e apenas 3 em outubro.
Os casos de roubo, contudo, permaneceram estáveis nos últimos dois meses. Foram 4 em setembro e 4 em outubro. Entre os dez primeiros meses deste e do ano passado houve queda. Foram 30 entre janeiro e outubro de 2015 e 33 no mesmo período de 2014.
Segundo o Código Penal Brasileiro, o crime de furto se caracteriza quando alguém subtrai alguma coisa de outro sem violência. E roubo é quando há a subtração com violência ou ameaça. Ambos são considerados crimes contra o patrimônio.
CONTRA A PESSOA
Ainda de acordo com as estatísticas da SSP-SP, os crimes contra a pessoa também continuam a ter redução. A começar pelos estupros. Neste ano foram 9 casos até agora, enquanto no ano passado foram 20 e 23 no ano todo.
Os casos de lesão corporal dolosa (intencional) 176 neste ano e no mesmo período do ano passado foram 187. Houve 1 tentativa de homicídio neste ano e 5 no ano passado.
No ano passado também houve dois homicídios dolosos e neste ano nenhum. A exceção foi o latrocínio do caso Curió, que manchou a estatística deste ano, enquanto nenhum foi registrado no ano passado.
No trânsito, os casos de lesão corporal por acidente de trânsito ficaram praticamente estáveis. Foram 333 nos dez primeiros meses de 2014 e 331 neste ano. Praticamente um por dia.