A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa vai lançou recentemente a versão 2014 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), estudo que traz indicadores consistentes dos 645 municípios paulistas. Muito mais aprofundado do que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – que leva em conta a expectativa de vida ao nascer, os anos esperados de escolaridade e PIB per capita – o IPRS leva em consideração as condições de vida da população.
O indicador é composto de três características atribuídas às cidades do estado de São Paulo: riqueza, escolaridade e longevidade, que são expressos em uma escala de 0 a 100, que permitem organizá-las em hierarquias em relação a determinada unidade territorial.
A boa notícia é que Jales apresentou melhores resultados em comparação com as versões anteriores do estudo, apresentadas em 2008 e 2012. Escolaridade e Longevidade estão acima da média do Estado. O município, no quesito Escolaridade, ficou na 22ª posição. Em 2010 estava em 24º e, em 2008, em 43º. O estudo apontou, por exemplo, que o percentual de alunos com atraso escolar no ensino médio caiu de 9.6% para 8.4% e que a taxa de atendimento escolar de crianças de 4 a 5 anos variou de 90% para 94,1%.
O IPRS, realizado em uma parceria da Assembleia paulista, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), com a Fundação Seade, é atualizado a cada dois anos (a versão 2014 é baseada em informações referentes à situação dos municípios em 2012) e embasa a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.
O IPRS é uma ferramenta poderosa para os deputados estaduais e, principalmente para os agentes públicos municipais. Seus dados fornecem subsídios para a definição de prioridades e auxiliam na formulação e implementação de políticas públicas. E, na comparação dos dados entre os biênios, é possível reavaliar as políticas públicas já existentes e corrigir os rumos, quando necessário. A classificação dos municípios e sua situação na região administrativa podem também auxiliar os gestores na troca de informações para buscar práticas bem sucedidas em municípios com problemas semelhantes.
Grupo 3
Jales aparece no grupo 3, que tem por características baixo nível de riquezas, mas com percentuais razoáveis em educação e longevidade. No ranking da riqueza, Jales ocupou a 412ª colocação em 2012, subindo em comparação a 2008 onde aparecia em 424º.