Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Jales reduz em 40% número de casos de dengue

Date:

Jales reduziu em 40% os casos de dengue na cidade, em 2016, com relação ao mesmo período do ano passado. Este ano foi confirmado apenas um caso de óbito provocado pela doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Esta semana, o governador Geraldo Alckmin comunicou que o Estado conseguiu reduzir, este ano, 77% casos de dengue em relação ao mesmo período de 2015.

Em Jales, até o mês de agosto deste ano foram registrados 1.840 casos confirmados da doença, contra os 3.039 casos verificados no mesmo período do ano passado. Redução de 1.199 casos, ou 39,45%. Com relação aos casos notificados, a redução foi de 40,70%, ou seja, queda de 3.771, em 2015, para 2.236, de janeiro a agosto de 2016. Nenhuma morte foi registrada em Jales no ano de 2015 em função da doença.

O controle dos focos do mosquito Aedes Aegypti também apresentou resultados bastante satisfatórios. A medição da infestação de larvas do mosquito, de julho deste ano (última medição disponível), teve incide bem abaixo do 1% preconizado para haver chances de epidemia. Em Jales o índice médio foi de 0,1 foco do mosquito a cada 100 imóveis visitados. O índice do Estado foi de 0,99 foco do mosquito a cada 100 imóveis visitados em junho deste ano, contra 1,5 no mesmo mês do ano passado, 2,1 em 2014, 2,38 em 2013 e 3,3 em junho de 2012.

Segundo a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, as ações realizadas em parceria entre Estado e Município ao longo do ano, mostram que “estamos no caminho certo. De janeiro a abril, juntamente com uma equipe terceirada, realizamos diversas ações que incluíram nebulização, mutirões de limpeza, visitas domiciliares, entre outras, que contribuíram significativamente para a redução dos casos de dengue na cidade. Não existe uma receita para o sucesso e combate ao mosquito transmissor, todos devem estar conscientes do perigo da Dengue e fazer sua parte, tanto o poder público, quanto a população. Essa parceria tem dado certo e apresentado bons resultados. O que não podemos é baixar a guarda”.

Vanessa lembrou ainda que os mutirões aconteceram de janeiro a abril, mas que o contrato com a equipe terceirizada foi renovado e os mutirões de combate à Dengue já começaram novamente. “Antes realizávamos todos os sábados, mas o termo de adesão do novo contrato determina que os mutirões aconteçam duas vezes ao mês. Tivemos nos dias 3 e 17 de setembro e os próximos vão acontecer em 8 e 22 de outubro, 5 e 19 de novembro e 3 e 10 de dezembro”, frisou. Vanessa ressaltou que “como eu disse, além do poder público, é fundamental que a população se mobilize e auxilie no combate ao Aedes aegypti, uma vez que 80% dos criadouros estão no interior das residências”.

Além de mutirões, visitas domiciliares, nebulizações e ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Saúde na prevenção e combate à Dengue, as unidades de saúde do município continuam aliando o trabalho que realizam ao desenvolvido pela equipe de combate à dengue, assim como as equipes de endemias promovem o combate à doença de segunda às sextas-feiras.

Vacina

Além dos bons resultados alcançados pelas ações do Governo do Estado, são grandes as expectativas quanto ao desenvolvimento da vacina contra a dengue, em fase final de testes. “Estão reunidos aqui, no Instituto Butantan, representantes dos quatro centros de pesquisa parceiros, para a última fase, que é a fase dos ensaios clínicos, a terceira fase da nova vacina”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Ele visitou nesta segunda-feira (19) as instalações da fábrica que produzirá as vacinas no Instituto Butantan e que terá capacidade para fazer até 100 milhões de doses do produto bruto e até 30 milhões de vacinas. 

A unidade terá três mil m² de área e estará capacitada para todas as etapas de produção: produção viral em célula, purificação, filtração, formulação, envase, liofilização e embalagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Inauguração da INEJAL, um marco para a saúde de Jales e região

Na quarta-feira, dia 20, foi inaugurada a INEJAL –...

Rotary Club doa aparelho de Nasofibroscópio ao Hospital do Amor

A partir de agora o Hospital de Amor –...