Jales recebeu na manhã de quarta-feira (27), 710 doses da vacina contra Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com o Laboratório AstraZeneca. Com essas novas doses a equipe da Secretaria Municipal de Saúde dará continuidade à vacinação dos grupos prioritários.
A primeira remessa, contendo 920 doses de Coronavac, do Instituto Butantan, chegou à Secretaria de Saúde de Jales no dia 20 de janeiro e foi direcionada aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à doença.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, responsável pela vacinação, Renata Forti Rachieli, até a tarde de terça-feira (26), 647 profissionais da saúde que trabalham na linha de frente contra o Coronavírus já tinham sido vacinados em Jales com a primeira dose do imunizante, entre eles trabalhadores pertencentes às unidades de saúde do município, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU, SAE/CTA, Laboratório SUS, Santa Casa e dos setores de emergência e da UTI do Hospital de Amor.
Conforme explicou o secretário de Saúde, dr. Alexis Shiguero Kitayama, “a equipe da Secretaria Municipal de Saúde dará andamento ao calendário de vacinação, de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Tudo está sendo feito de forma extremamente criteriosa”.
A Vigilância Epidemiológica Municipal informa que, com as doses restantes da primeira remessa de Coronavac e com as vacinas que chegaram nesta quarta-feira, da Oxford/AstraZeneca, será possível vacinar outros profissionais de saúde do município, do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Hospital de Amor, Centro de Reabilitação, Centro de Diagnóstico, além de 93 pessoas no Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, entre elas os idosos que moram no local e os cuidadores que trabalham no lar.
Ainda, segundo informações da equipe da Vigilância Epidemiológica, todos os profissionais da saúde que ainda não foram imunizados receberão a vacina de acordo com a disponibilidade. Na sequência, com o recebimento de novos lotes da vacina, está previsto o início da imunização em idosos.
Para o prefeito Luís Henrique Moreira, são mais doses de esperança chegando a Jales. “Mais pessoas do grupo prioritário serão vacinadas neste momento e, se Deus quiser, logo, com a chegada de mais vacinas, todos os grupos estarão imunizados”.
As vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford, em parceria com o Laboratório AstraZeneca, foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e compradas pelo Ministério da Saúde. O uso emergencial foi aprovado pela Anvisa no domingo, dia 17 de janeiro, mesmo dia em que foi aprovada a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac.