Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Jales pode ter apenas dois candidatos a prefeito em 2024

Date:

As últimas convenções partidárias realizadas pelos partidos que possuem representatividade em Jales definiram apenas dois candidatos a prefeito do município nas eleições de 6 de outubro deste ano. O PDC, de José Luiz Penariol, deve ser o único adversário do PL, do prefeito Luis Henrique Moreira. A grande surpresa ficou por conta da capitulação de Luis Especiato, que já tinha até dado entrevistas como virtual candidato do PT à prefeitura e decidiu concorrer a uma vaga na Câmara.
Os seis partidos que formam a coligação “Jales Sempre pra Frente” (PSDB/Cidadania, PL, PRD, Podemos, Progressistas, e Republicanos), que vai apoiar o prefeito Luis Henrique (PL), realizaram as convenções na segunda-feira, 22 de julho. No dia anterior, domingo, 21, União Brasil e PSD também já tinham decidido lançar apenas chapa de candidatos a vereador. MDB, PSB e PSC seguiram o mesmo caminho.
O Partido da Democracia Cristã, cujo presidente nacional é José Maria Eymael (aquele democrata-cristão do jingle chiclete), realizou a sua convenção no dia 1º de agosto, às 19h30. Os 11 filiados presentes decidiram lançar o advogado José Luiz Penariol como candidato a prefeito e o empresário Mauro Bernardo Perfetto como candidato a vice. Mauro também é presidente da Comissão Provisória do DC em Jales.
A chapa foi batizada de “Jales Rumo ao Futuro” e vai contar com 8 candidatos a vereador, sendo 6 homens e 2 mulheres.
FRUSTRAÇÃO
Em Convenção Conjunta da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PC do B foi realizada no Município de Jales,o PT de Jales decidiu não lançar candidato a prefeito nas eleições de outubro. Durante a convenção realizada no domingo, dia 4, Luis Especiato comunicou oficialmente a desistência e propôs se lançar candidato a vereador, se os convencionais concordassem. Não houve debate e a decisão foi unânime.
Segundo a ATA da Convenção, à qual a nossa reportagem teve acesso, logo na abertura da palavra, “o professor Luis Especiato, pré-candidato a prefeito, usou da palavra e retirou a candidatura a prefeito, fazendo a colocação para concorrer ao cargo de vereador, se houvesse concordância e aprovação da plenária”. Foi definido também que não haverá qualquer tipo de coligação para as eleições majoritárias.
Nos bastidores comenta-se que uma pesquisa feita poucos dias antes da convenção não tinha trazido conclusões favoráveis ao partido. Os números, aliados à dificuldade de encontrar um candidato a vice e a falta de dinheiro teriam sido fatores determinantes para a decisão, que foi ratificada na convenção com 12 convencionais. Entre eles, o ex-prefeito Humberto Parini.
Logo depois da convenção, no fim da manhã de domingo, Luis Especiato fez um curto pronunciamento em vídeo, citando as dificuldades financeiras para se lançar e manter uma campanha para prefeito. Ele reconheceu que frustrou muita gente porque tinha anunciado em várias entrevistas radiofônicas, que deveria ser candidato a prefeito.
O presidente do Diretório Municipal, vereador Hilton Marques, também divulgou Nota Oficial na qual também cita as dificuldades financeiras bem como entende “ser importante o fortalecimento da chapa de candidatas a vereadoras e vereador”. Leia nesta página.
Nota Pública
Partido dos
Trabalhadores de Jales
O Partido dos Trabalhadores de Jales, trabalhou muito para oferecer uma alternativa aos jalesenses junto ao Professor Luis Especiato. Nosso genuíno interesse sempre foi debater a cidade de Jales e seu desenvolvimento que é necessário, bem como, a situação que ela se encontra com áreas que sofrem da falta de atenção e cuidado, principalmente com as pessoas que mais precisam. Porém, diante das dificuldades financeiras principalmente para se ter e manter uma campanha de candidato a Prefeito, na manhã deste domingo, 4 de agosto, em reunião de convenção partidária, o Professor Luis Especiato retirou seu nome como pré-candidato a prefeito, se tornando agora pré-candidato a vereador. O Partido dos Trabalhadores de Jales, concorda com a decisão, bem como, entende ser importante o fortalecimento da chapa de candidatas a vereadoras e vereador, levando assim a proposta de um trabalho que visa ampliar a defesa de melhor qualidade de vida para as pessoas da nossa cidade, cobrando a postura de um poder público mais atuante, presente e que desenvolva políticas públicas que realmente atendam a nossa população e seus anseios.
Hilton Marques
Presidente e Vereador do PT Jales

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...

Às vésperas da eleição, Luis Henrique amplia a vantagem sobre Penariol

A mais recente pesquisa divulgada pelo SBT Interior nesta...