O governo federal enviou, na terça-feira, dia 10 de janeiro, 81 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), ao estado de São Paulo, para renovação da frota em diversas cidades. Fernandópolis e Votuporanga receberam um veículo cada, enquanto Jales ficou de fora do pacote.
A medida tem como objetivo substituir as ambulâncias que têm até cinco anos de circulação sem renovação. A inclusão dos novos veículos qualificará o atendimento de populações de 57 municípios. Do total de unidades doadas, 51 fazem parte das 204 ambulâncias adquiridas para todo o Brasil, ao custo de R$ 30,7 milhões. Outras 30 foram remanejadas do Rio de Janeiro após apoio nos jogos olímpicos e paraolímpicos, quando foram cedidos 136 veículos novos com investimento da ordem de R$ 36,9 milhões. Atualmente, o SAMU de São Paulo atende 81,29% da população e está presente em 377 municípios.
De acordo com a coordenadora do SAMU Regional Jales, Marineusa Neves da Silva, Jales recebeu uma ambulância em 2013m durante a gestão da ex-prefeita Eunice Mistilides Silva-Nice e, em 2016, as bases descentralizadas de Urânia, Santa Albertina, Aparecida d’Oeste e Palmeira d’Oeste –todas pertencentes ao SAMU regional Jales- receberam um novo veículo para cada uma das quatro cidades.
“Estamos em fase de implantação de uma base descentralizada em Santa Fé do Sul, também pertencente ao SAMU Regional Jales. Acredito que Jales não entrou no pacote das 81 ambulâncias entregues pelo governo nesta semana, porque assim que a base de Santa Fé for inaugurada, precisaremos de uma nova ambulância para atender aquela unidade. Se recebêssemos agora, em 2017 não poderíamos receber mais nenhum veículo e teríamos que enviar um dos nossos [de Jales] para Santa Fé do Sul”, frisou Marineusa.
“As 81 ambulâncias já estão todas entregues aos municípios paulistas. Algumas já repassamos aqui e outras os gestores já buscaram na fábrica em Cajamá, onde estavam os veículos”, afirmou ministro Ricardo Barros, nesta terça-feira, durante solenidade de entrega das ambulâncias em São Paulo.
Mais 19 estados brasileiros estão recebendo a doação de 340 novas ambulâncias. O critério utilizado para as substituições foi o tempo de uso dos veículos com funcionamento regular.
Primeira Viagem
A primeira viagem oficial realizada pelo novo prefeito de Fernandópolis, André Pessuto (DEM) foi justamente para receber uma ambulância para o SAMU de sua cidade. Ele também participou de uma reunião de Gestores de Saúde, no Palácio dos Bandeirantes.
No período da tarde, acompanhado pelo deputado federal Fausto Pinato e deputado estadual Gilmar Gimenes, Pessuto visitou a Prefeitura de São Paulo, participando da cerimônia de entrega de ambulâncias.
“Com certeza a nova ambulância será de grande importância para o SAMU de Fernandópolis, agilizando, ainda mais, os atendimentos de urgência e emergência junto à população”, explanou Pessuto.