Seguindo as manifestações programadas para todo o país, neste domingo, os moradores da região também terão oportunidade de externar sua insatisfação com o governo federal da presidente Dilma Rousseff. Em Jales e Fernandópolis estão programadas manifestações às 9h30 e em Santa Fé do Sul às 15 horas. Até a última quinta-feira, nenhum grupo havia assumido manifestações em Votuporanga.
Os organizadores pedem que os participantes compareçam, de preferência com roupas nas cores da bandeira brasileira, mas com a cara pintada de preto. As manifestações serão apartidárias e em alguns casos, os organizadores proibiram uso de material alusivo a partidos políticos. Entretanto, o alvo é o governo federal, recheado de escândalos de corrupção e em plena crise financeira.
“Mostra a sua indignação com a política. Esse país é seu, não de bandidos”, afirma o material de divulgação da manifestação em Jales. Apesar de não mostrar quem são os organizadores, o impresso convoca para um protesto pacífico com participação de jovens, adultos e idosos. “Vândalos e black blocs serão detidos e entregues à polícia”, garante.
A concentração está prevista para às 9h30, na praça João Mariano de Freitas, a “praça do Jacaré”. Não foi divulgado se haverá algum tipo de carreata ou outros detalhes e a reportagem não conseguiu identificar os organizadores.
Em Fernandópolis, a manifestação acontece a partir das 9h30, com a concentração na Praça da Matriz e passeata será pela Rua Milton Terra Verdi, passando pela Espírito Santo, até a Feira Municipal. Um carro de som será utilizado para os discursos.
Segundo a organização, quase 2 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook, mas são esperadas caravanas de Estrela d’ Oeste e outras cidades daquela região. Bem organizado e bem divulgado, o protesto de Fernandópolis não poupa críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff.
“O principal motivo dessa mobilização é com relação aos inúmeros escândalos que não param de surgir, com membros ligados diretamente ao alto escalão do governo federal, em especial, a situação na qual o atual governo deixou a Petrobrás. Os protestos também são decorrentes da alta de impostos e das promessas feitas pela então candidata Dilma sobre redução dos preços do combustível e energia, fato que não ocorreu, ao contrário, houve aumentos”.
Ao contrário das outras duas cidades, Santa Fé do Sul optou por fazer a sua manifestação à tarde. A concentração está marcada para as 15 horas na Praça da Matriz, onde acontecerão rápidos discursos e em seguida uma passeata pelas principais ruas do centro da cidade. Os organizadores apoiam o impeachment da presidente Dilma.
NACIONAL
Em toas as regiões do país estão programadas manifestações contra o governo federal neste domingo. Das 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, apenas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia estão de fora. Os três primeiros programaram manifestações para a sexta-feira, 13.
O movimento tem a iniciativa do MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua Net e Revoltados On Line, com apoio de partidos da oposição como SDD, DEM e PSDB. Em muitas cidades, contudo, os eventos serão independentes.