Os municípios de Jales e Urânia formalizaram na sexta-feira, 23 de fevereiro, em Potirendaba, a adesão ao Programa Internet para Todos com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O evento contou com a participação do ministro Gilberto Kassab, do deputado estadual Itamar Borges (MDB), do presidente da AMA e prefeito de Potirendaba, Flávio Daniel Alves, do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, do vice-prefeito do município, Eleuses Paiva, prefeitos e vereadores de toda a região.
O Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que leva conexão em banda larga para milhares de localidades com dificuldades de acesso de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social.
O pedido para a inclusão de Jales no Programa Internet para Todos foi feito no dia 2 de fevereiro em São José do Rio Preto, quando na ocasião, Kassad lançou para a região o referido programa. No evento, os vereadores Luiz Henrique Viotto, o Macetão (PP), Nivaldo Batista, o Tiquinho (PDB) e Claudecir dos Santos, o Tupete (DEM), protocolaram um ofício solicitando a inclusão de Jales entre os primeiros municípios a serem contemplados pelo programa. No documento eles explicaram que a cidade não conta com nenhuma estrutura pública de oferta de internet para a população em geral, e por isso, o Internet para Todos seria importante para os munícipes.
“É mais um passo dado para que os municípios ampliem o desenvolvimento econômico e social. Como ex-vereador e ex-prefeito sei como essa conquista é importante para os municípios”, disse Itamar Borges.
As cidades beneficiadas recebem uma antena e são conectadas pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).