O resultado do 5º Festival e Campeonato de Wadaiko (Taiko) do Oeste Paulista, realizado em Jales nos dias 29 e 30 de abril, foi o esperado. As equipes favoritas ficaram com as primeiras colocações. O grupo Todoroki Taiko A (categoria júnior), que era anfitrião, ficou com a segunda colocação e o grupo Seishin Daiko A, de Dracena, levou o troféu. No ano passado, em Dracena, a equipe de Jales havia conquistado a primeira colocação e a equipe anfitriã ficou com a segunda. Agora a classificação se inverteu, confirmando o crescimento de Dracena e a boa qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe da Associação Nipo Jalesense. O Todoroki Taiko também ficou com a 5ª colocação.
A surpresa ficou na disputa do terceiro lugar. Segundo os três julgadores, todos credenciados pela ABT (Associação Brasileira de Taiko) Jales e Marília tiveram pontuação exatamente igual em todos os quesitos e a classificação teve que ser decidida por sorteio. Foi a primeira vez que isso acontece.
Os cinco primeiros ganharam troféus e instrumentos. Houve premiação também para “tocador revelação (Sumika Marutani, do grupo Hibiki Wadaiko, de Marília) e prêmios destaque para Bianca Hidemi, Julia Naomi Ramos Tsuda, Heloisa de Oliveira Tomishima e Giovanni Hiroyji Zago.
O 5º Festival e Campeonato de Wadaiko do Oeste Paulista reuniu em Jales cerca de 250 tocadores, pais, amigos e aficionados das cidades de Jales (Todoroki Taiko), Marília (Hibiki Wadaiko), Dracena (Seishin Daiko), Araçatuba (Ryuumei Wadaiko), São José do Rio Preto (Hatsumi Taiko), Presidente Prudente (Dantai Fenix), Presidente Epitácio (Hyourinmaru Taiko), Santa Fé do Sul (Akai Ryu), Seiryu Daiko e o grupo da cidade de Tupã-SP que, apesar de não ter tocado, esteve presente.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Flávio Prandi Franco, do presidente da Câmara Municipal de Jales, Vagner Selis, e do presidente da Associação Nipo Jalesense, Kazuto Matsumura.
Suely Miki Inoue, que atuou como mestre de cerimônias e como intérprete e tradutora, foi uma das que registraram a gratidão. “Agradeço pelo carinho que nos receberam ai em Jales! Emilia (Omori, uma das organizadoras) e toda equipe organizadora do evento; as mães e os pais pela comida deliciosa. O nosso muito obrigada, de coração! Esses eventos não só servem para se aprender mais do Taiko, como aprofundam o nosso relacionamento com outros grupos. Somos todos uma grande família que ama o Taiko. Parabéns Jales pela organização! Esperamos a visita de vocês em Dracena”.
Josiane Ruiz Estopa, coordenadora do grupo de Santa Fé do Sul, disse que a equipe, que é uma das que mantém vínculos de amizades e cooperação mais estreitos com a de Jales, também elogiou a organização. “A organização foi muito boa. Ficamos muito felizes pelos resultados deste campeonato. Foi um prazer a equipe Akai Ryu Taiko está muito feliz por ter participado deste evento. Agradeço imensamente a Jales e a equipe de Taiko Todoroki pelo campeonato maravilhoso; agradecemos à comissão de Jurados e ao presidente da ABT pelo reconhecimento concedido à nossa equipe. E que venha o Brasileiro”.
Edna Akemi Matsumoto, de Dracena, falou da hospitalidade e da comida preparada pelos jalesenses. “Obrigada aos coordenadores, organizadores tocadores, pais e a cidade de Jales,que nos acolheram com muito carinho, e as mães que nos prepararam um café da manhã com variedades de guloseimas e um almoço delicioso. Obrigada de coração e até ao nosso encontro”.