O Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Jales na quinta-feira, dia 4 de fevereiro, trouxe uma notícia triste, mas que deve servir de alerta para a urgência da situação. Jales alcançou o 100º óbito por Covid-19. Trata-se de um homem de 82 anos que foi transferido de Jales para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Base de São José do Rio Preto, no dia 29 de janeiro e faleceu no dia 30. O óbito foi comunicado à Secretaria Municipal de Saúde Jales, no final da tarde do dia 3 de fevereiro.
Por conta disso, o prefeito Luís Henrique Moreira decretou luto oficial por três dias no município. “Infelizmente hoje é um dia triste, quando registramos a morte de 100 pessoas que foram vítimas da Covid-19, doença que tirou milhares de pessoas do convívio de seus familiares. São pais, mães, avós, filhos e netos que já não estão mais entre seus entes queridos. Decretei Luto Oficial de três dias para homenagear esses jalesenses que faleceram desde o início da pandemia, em março do ano passado. Aproveito para externar os meus sentimentos às famílias dessas pessoas e pedir a Deus que conforte vossos corações”, lamentou o prefeito.
A vice-prefeita Marynilda também externou seus sentimentos às famílias das vítimas. “É realmente muito triste perdermos tantas pessoas queridas para essa doença. Peço a todos que orem pelas famílias que perderam seus entes e que todos façam uma reflexão da importância do uso de máscaras, de evitar aglomerações, manter as medidas de higiene para que possamos vencer essa luta”, finalizou.
O Luto Oficial de três dias foi publicado no Diário Oficial do Município na tarde desta quinta-feira, dia 4, e as bandeiras do município foram hasteadas a meio mastro em respeito e luto.
A marca foi alcançada graças a três novos registros feitos no começo da semana. Uma mulher de 59 anos, que morreu no domingo, 31 de janeiro, e outra uma mulher de 62 anos, que morreu na segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Ambas as vítimas estavam internadas na Santa Casa para tratamento e não resistiram à doença.
BEBÊ DE TRÊS MESES
Além das três mortes, a semana voltou a registrar um grande número de casos positivos e em pessoas de baixa faixa etária. Na segunda-feira, uma adolescente de 17 anos, um adolescente de 12 e um bebê de três meses testaram positivo para a doença.
Na terça, outro adolescente de 12 anos. Na quarta, mais dois meninos de 10 e 12 anos; e na quinta uma menina de 6 anos. Na sexta, o último registro da semana, mais duas adolescentes com idades de 16 anos, um menino de 2 anos, e dois adolescentes de 13 e 17 anos foram diagnosticados positivamente.
Jales terminou a semana com 3.647 casos positivos e 768 pessoas aguardando resultado de exames. 766 aguardam supostamente isoladas em seus domicílios. Também em isolamento domiciliar estão 187 doentes.
O Boletim Epidemiológico de sexta-feira registrou 55 notificações de casos suspeitos para a Covid-19, em 24 horas. Entre os casos que aguardam resultado de exames, 20 testaram como negativos e 23 positivos.
Os casos positivos foram diagnosticados duas adolescentes com 16 anos, mulheres de 20, 28, 34, 43 (duas), 49, 52, 55, 63 e 80 anos; um menino de 2 anos, dois adolescentes de 13 e 17 anos, homens de 24, 26, 34, 44, 55, 57, 70 e 77 anos.
As unidades notificadoras dos casos positivos são: Uniamérica (06), Novo Mundo (05), Roque Viola (03), Oiti (01), Paraíso (02), Jacb (03), Municipal (01), Rural (01) e Núcleo Central de Saúde (01).
Outras 28 pessoas foram recuperadas da doença e liberadas do isolamento domiciliar.
SANTA CASA
Na Santa Casa, a ala reservada pra doenças respiratórias tinha lotação razoável. A UTI tinha 66,67% de ocupação. Havia oito leitos ocupados, todos por pacientes de Jales, e 10 disponíveis. A enfermaria tinha 60% de ocupação. Dos 20 leitos, 12 estavam ocupados por 10 pacientes de Jales, um de São Francisco e outro de Urânia.