Os postos de saúde de Jales que possuem sala de vacinação já estão aplicando a vacina bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas com mais de 18 anos. O reforço vacinal foi liberado para todos os cidadãos paulistas nesta faixa etária e a vacina que está sendo aplicada é a Pfizer bivalente. As salas de vacina do município atendem de segunda a sexta das 8 as 16h30, informou Renata Forti Rachieli, responsável pela vacinação no município.
A enfermeira ressalva que para receber a vacina bivalente “é preciso ter tomado o esquema básico de 1ª e 2ª dose, independente de quantos reforços tomou, desde que tenha tomado a última dose há mais de 4 meses”.
A autorização foi dada no começo da semana pelo Ministério da Saúde e atendida pela Secretaria de Estado da Saúde desde quarta-feira, 26, sendo que cada um dos 645 municípios do Estado foram autorizados a avaliar e definir suas estratégias para ampliação da vacinação. A estimativa é que esse público seja de cerca de 23 milhões de pessoas em todo o Estado.
Para atender a esse público, a SES iniciou a distribuição de 600 mil doses que estavam em estoque a todos os municípios de forma proporcional e solicitou novas doses ao MS.
Até a última segunda-feira, mais de 3,3 milhões de doses foram aplicadas em todo o Estado, conferindo uma cobertura vacinal de 23,1% na população então elegível. Além deste novo público, a Secretaria reforça que também já podem se imunizar, as crianças e adolescentes acima dos 12 anos com comorbidades; idosos de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir dos 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Mais um óbito por Covid-19 é registrado em Jales
Apesar do arrefecimento da pandemia, ela não acabou e os casos continuam a ser registrados, inclusive os óbitos. Um deles foi registrado na noite de domingo, dia 23, na Santa Casa de Jales. A vítima foi um homem de 79 anos. Com mais este caso, Jales contabiliza 318 óbitos por Covid-19. Atualmente o município tem 21 casos confirmados que foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar. Outros 11 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames e também foram orientados a permanecer isolados em casa.
O Boletim Epidemiológico divulgado na segunda-feira, 24 de abril, registrou 81 notificações de casos suspeitos para a doença, 61 negativos e 19 novos casos positivos, que foram diagnosticados em uma adolescente de 14 anos; 10 mulheres entre 27 e 100 anos; e 8 homens entre 33 e 69 anos.
Os novos casos foram notificados através das unidades de referência do Jacb (1), Arapuã (5), Municipal (2), Oiti (2), São Jorge (1), Núcleo Central de Saúde (1), Uniamérica (2), Rural (2), Paraíso (1) e Roque Viola (2).
Mais 21 pacientes foram considerados curados da Covid-19 e liberados do isolamento domiciliar. Atualmente Jales contabiliza 19.088 pacientes curados.
Jales amplia vacinação com bivalente para maiores de 18 anos
Date: