Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Já choveu quase 700 mm no primeiro trimestre deste ano

Date:

A chegada do outono 2017 foi fortemente marcada pela chegada de temperaturas mais amenas que as vistas até então, durante o verão. A nova estação derrubou as temperaturas em cerca de 3ºC. Na tarde de sexta-feira, 17 de março, os termômetros bateram 33,6ºC às 15 horas, mas, na segunda-feira, primeiro dia do outono, o mercúrio não alcançou a marca dos 31ºC. Os números são do Instituto Nacional de Meteorologia, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ao contrário do ano passado, o verão se despediu com um balanço hídrico volumoso. Somente entre 1º de janeiro e 20 de março, choveu 664,6mm. O mês mais chuvoso foi janeiro, quando os pluviômetros acumularam 453,8mm. O dia mais chuvoso daquele período foi o dia 18, quando choveu 73,2 mm em uma hora. Em fevereiro choveu 95,8mm e o dia mais molhado foi o dia 27 quando choveu pouco mais de 26mm. Em março choveu 115mm, sendo o dia 10 o mais chuvoso com volume registrado de aproximadamente 55mm.

Mas, de acordo com os prognósticos do Inmet, os agricultores não devem se animar muito, já que os próximos meses devem ser marcados pela redução no volume de chuvas. O outono só termina no dia 21 de junho à 1h24min. 

Climatologicamente, a estação é marcada pela redução das chuvas na região Sudeste e também pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do país. Nesta estação, observam-se as primeiras formações de fenômenos, tais como nevoeiros e geada. A previsão climática para o indica que a estação será marcada por neutralidade no oceano Pacífico Equatorial, ou seja, sem a atuação dos fenômenos El Niño ou La Niña. Entretanto, outros fatores, poderão influenciar o regime de chuvas no país, dependendo das suas características climáticas durante esta estação.  

De acordo com os meteorologistas do instituto, na região Sudeste do Brasil, haverá uma redução das chuvas no outono e as massas de ar frio devem passar pela região com maior frequência, diminuindo as temperaturas durante a estação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS