Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Itamar diz que rede hospitalar pode ajudar na classificação turística de Jales

Date:

A rede hospitalar e de clínicas de Jales, que atraem milhares de visitantes todos os meses, será um ponto positivo da cidade para pleitear o título de Município de Interesse Turístico e, posteriormente, Estância Turística. “Começa agora um processo de formação de um dossiê que conta o histórico do potencial da cidade em qualquer área, seja da saúde ou comércio e outros. O relatório contará com o número de leitos, número de hotéis, infraestrutura e o calendário de eventos”, disse o deputado Itamar Borges ao jornal A Tribuna.

Segundo a Assessoria da Santa Casa, o hospital conta com 60 médicos de 23 especialidades, cerca de 310 colaboradores, é referência para 16 municípios, possui 129 leitos, sendo 76 cadastrados exclusivamente no Sistema Único de Saúde – SUS. 

Já o Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III de Jales, recebe pacientes e acompanhantes das mais variadas partes do Brasil. Muitos deles acompanhados de familiares (às vezes mais de um) e permanecem internados no hospital para tratamento ou cirurgias. “A visitação desses pacientes à cidade soma no critério”, confirmou. 

De acordo com o deputado, os municípios terão a oportunidade de fazer o seu Plano Diretor do Turismo e os 140 primeiros do ranking do Estado passarão a receber R$ 500 mil por ano e adquirem a condição de participar do processo de classificação das estâncias turísticas. 

“Este é o ano de aprovação do projeto. Aprova-se a lei individual de cada cidade pra que a partir de 2016 o município possa ser denominado de interesse turístico e passe a receber esses benefícios”.

O QUE É 

Na primeira semana de abril, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou dois importantes projetos de lei, a PEC 11/13, que cria os Municípios de Interesse Turístico e o PLC 32, que dispõe sobre os requisitos para a classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico. 

São Paulo conta hoje com 70 Estâncias Turísticas e a nova Lei beneficiará mais 140 municípios do estado, que receberão aproximadamente R$ 500 mil por ano do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE para serem usados em programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos. Além disso, com o modelo de classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico, as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido pelo Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano...

Secretaria de Obras intensifica ações de desobstrução em bocas de lobo e galerias pluviais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal...

Decoração natalina 2024 terá dois túneis iluminados e tapete de grama

Ainda está em fase de conclusão o Processo Licitatório...

Prefeitura informa que contrato com a empresa Jales Park se encerra em 2028

Respondendo ao Requerimento nº 139/2024, de autoria do vereador...