O prognóstico é infalível: basta começar a estiagem para os incendiários começarem a agir, atacando em pequenos terrenos, grandes plantações e em reservas de preservação, como o Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza e o Sistema de Lazer Lídia Martins Barbosa, conhecido como a “Matinha do JACB”.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município de Jales, Paulo Corrêa, até a semana passada, o Corpo de Bombeiros já tinha enfrentado pelo menos 80 focos de incêndio e o município outros 30. Leia entrevista na página 3.
Foi exatamente o que aconteceu no último domingo, 24 de julho, quando a corporação foi chamada para combater as chamas que consumiam parte da mata localizada nas proximidades do Jardim Alvorada, Nova Jales e Jardim Arapuã.
Houve danos consideráveis à flora do local e as chamas destruíram árvores e grande extensão de vegetação, colocando em risco as residências ao redor e jogando uma quantidade significativa de fumaça e fuligem no ar. Muita gente reclamou através da imprensa e das redes sociais. Por cerca de quatro dias os focos ainda persistiam.
Dois caminhões-pipa foram usados e a Defesa Civil não precisou intervir. Também não houve registros de morte visível de animais.
REINCIDÊNCIA
Não é a primeira vez que a reserva é atingida por um grande incêndio. Em 2020 e 2021 também houve ocorrências desse tipo e a mata ainda não tinha conseguido se recuperar.
A Secretaria de Agricultura tem projetos de intervenção com reflorestamento a partir de outubro, quando começarem as chuvas.
INQUÉRITO
Na segunda-feira, o coordenador da Defesa Civil compareceu à Central de Polícia Judiciária para registrar um Boletim de Ocorrência. Testemunhas relataram que um homem bastante conhecido pelos moradores e com registros de problemas ambientais na vizinhança vinha dizendo que tacaria fogo na matinha. A polícia ficou de ouvir testemunhas e verificar as imagens de câmaras das redondezas para conferir a suspeita e identificar o autor.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, em princípio, todos os incêndios são criminosos e este não é diferente.