Na última quarta-feira, 18 de setembro, a partir das 14h15, foi realizado o II Simpósio de Saúde Mental do Município de Jales, na Câmara Municipal. O evento foi organizado em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção ao suicídio, e à promoção da saúde mental. Ele foi promovido pela Rede de Saúde Mental de Jales, composta pelo Ambulatório de Saúde Mental, CIACA (Centro Integrado de Atendimento em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
O simpósio contou com três palestras principais. A primeira, ministrada pela dra. Ana Cristina Aidar Lopes, psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental de Jales, abordou o tema “Depressão e seu impacto na sociedade”. Em seguida, a dra. Shirlei Cristine Rodrigues Nogueira, psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental de Jales e do Centro de Atenção Psicossocial de Jales – CAPS I, discorreu sobre o tema “Desconstruindo o estigma dos transtornos mentais”. Após o intervalo para coffee break, o psicólogo Kleber Rogério Trivizoli da Silva, psicólogo do Ambulatório de Saúde Mental de Jales, apresentou a palestra “Do normal ao patológico, alguns questionamentos sobre as patologias do vazio”.
O evento teve como público-alvo os trabalhadores de saúde da Atenção Primária dos 16 municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj). Ao final das palestras, houve discussões e debates, culminando com o encerramento do simpósio.
II Simpósio de Saúde Mental do Munícipio de Jales, foi realizado na Câmara Municipal
Date: